Run Marco e o Pensamento Computacional: possibilidades para a Educação Infantil

  • Hanna Almeida Sousa Universidade Federal do Ceará
  • M. A. Silva Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este trabalho apresenta o uso de um jogo por crianças de 4 e 5 anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil, a fim de trabalhar a resolução de problemas na perspectiva do Pensamento Computacional. Objetivo geral: analisar o uso do Jogo Run Marco, na perspectiva do Pensamento Computacional, com crianças da Educação Infantil. Objetivos específicos: perceber o grau de interesse das crianças por um jogo que propõe desafios e raciocínio lógico; verificar as estratégias de resolução de problemas utilizadas pelas crianças. Utilizamos a pesquisa qualitativa de caráter interpretativo na análise dos resultados, os quais demonstraram o interesse das crianças pelo jogo e as estratégias usadas para a resolução de problemas.
Palavras-chave: Educação Infantil, Jogos Digitais, Pensamento Computacional

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Publicado
24/11/2020
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SOUSA, Hanna Almeida; SILVA, M. A.. Run Marco e o Pensamento Computacional: possibilidades para a Educação Infantil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 239-248. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.239.