TAGARELA: Módulo de composição musical para musicoterapia

Resumo


Este artigo apresenta um aplicativo que tem como objetivo auxiliar musicoterapeutas na aplicação de atividades de composição musical durante sessões de terapia. A atividade de composição musical proporcionada pelo aplicativo consiste em possibilitar que o usuário, que está em atividade terapêutica, escolha fragmentos musicais e edite suas propriedades sonoras. O método de desenvolvimento seguiu as premissas da Engenharia de Software. Para verificar o desempenho do aplicativo, foi realizado um teste em uma aula de música com um aluno autista e entrevista com dois profissionais. O aplicativo alcançou seu objetivo, uma vez que, durante o teste, o aluno conseguiu realizar a utilização do aplicativo e se manteve entretido com o processo de composição, além de ter sido bem avaliado pelos profissionais.
Palavras-chave: Musicoterapia, Composição musical, Aplicativo

Referências


BARBOSA, Jaiane; DOURADO, Tereza. Tecnologias Móveis: Laptop XO e suas Contribuições para o Ensino de Música na Escola. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 866, nov. 2016. ISSN 2316-8889.

BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Musicoterapia: alguns escritos. Rio de Janeiro: Enelivros, 2004.

BORDINI, Rogério Augusto et al. Musikinésia: Jogo Eletrônico gratuito para aAprendizagem de Teclado e Leitura Musical. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 225, nov. 2016.

BRUSCIA, Kenneth, E. Definindo musicoterapia. 3. ed. Dallas: Barcelona Publishers, 2016.

CAZAGRANDA, Lucas. 2016.Aprendendo Braille: o ensino do sistema Braille com o uso do Tagarela. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

FABENI, Alan Filipe Cardozo. Tagarela: aplicativo para comunicação alternativa no IOS. 2012. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Universidade Regionalde Blumenau, Blumenau.

FERREIRA, André Felipe. Tagarela: módulo jogo de letras e número. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

LACERDA, Osvaldo. Compendio de teoria elementar da música. 3.ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1967.

MED,Bohumil.Teoria da música. 4. ed.Brasília: Musimed, 1996.

MILETTO, Evandro M. et al. Grupo de Pesquisa Informática Aplicada IFRS –Campus Porto Alegre. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 182, jan. 2015.

MOURA, Edson. Tocando e cantando poesia: uma aprendizagem multidisciplinar e cooperativa em arte. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], nov. 2012

PINHATI, Fernando; SIQUEIRA, Sean W. M.. Plataforma Mignone: Uma Arquitetura para Ambientes Virtuais e umModelo para Construção de Objetos de Aprendizagem Especializados para Educação Musical. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], nov. 2013.

PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música para ajuventude. 48. ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas LTDA., 2006.

QUEIROZ, Gregorio Jose Pereira De. A música compõe o homem, o homem compõe a música. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.

SAUTNER, Guilherme. Tagarela: módulo de desenvolvimento e aquisição delinguagem para crianças autistas. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

VERA, William Fabian Machado et al. Dó, Ré, Mergesort: um relato de experiência interdisciplinar de ensino de computação com matemática e música. Anais dos Workshops do CongressoBrasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1275, nov. 2016.

WATANABE, Marli Kiyoko Fujikawa; TSUKIMOTO, Denise Rodrigues; TSUKIMOTO, Gracinda Rodrigues. Terapia ocupacional e o uso do computador como recurso terapêutico. Acta Fisiátrica, São Paulo, v. 10, n.1, p. 17-20, 2003.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
WEEGE JUNIOR, Roberto; REIS, Dalton Solano dos; LOPES, Mauricio Capobianco. TAGARELA: Módulo de composição musical para musicoterapia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 249-258. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.249.