A utilização de Softwares e Plataformas Online no Ensino da Matemática

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da literatura sobre a utilização de softwares e plataformas online no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. O mapeamento apontou que existem recursos educativos que são abordados, porém de uma forma pouco abrangente, produtiva e inclusiva. Por fim, o estudo forneceu elementos para o planejamento de uma oficina presencial sobre função afim com o uso do Geogebra, a qual sofreu adaptações para ocorrer de forma síncrona online devido ao surto causado pelo novo coronavírus (COVID-19).

Referências


Almouloud, S.A; Coutinho, S.C.Q.(2008) Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd ,p. 62-77. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p62.

Batista, S.C.F; Behar P.; Passerino L. M.(2011) M-learnMat: Aplicação de um Modelo Pedagógico para Atividades de M-learning em Matemática. IN XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação(SBIE). Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1810.

Batista, S.C.F; Behar P.; Passerino L. M.(2010) Recursos Pedagógicos Para Dispositivos Móveis: Uma análise com foco na Matemática. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18092.

Costa, S.R.S; Duqueviz, B.C; Pedroza, R.L.S.(2015) Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Maringá ,p.603-610. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.

Falbo, R de A.(2018) Mapeamento Sistemático. Disponível em: http://inf.ufes.br/~falbo/files/MP/TP/Sobre_MS.pdf.

DESIGN THINKING PARA EDUCADORES. Instituto Educadigital. Disponível em: https://issuu.com/dtparaeducadores.

Kitchenham, B. (2004) Procedures for performing systematic reviews. Technical Report TR/SE-0401, Keele University and NICTA.

Menegais, D.A.F.N.(2015) A formação continuada de professores de matemática : uma inserção tecnológica da plataforma khan academy na prática docente.Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/122036.

Oliveira, A.(2018) A Arte de Ensinar Matemática com Uso das Tecnologias Digitais. Anais do Workshop de Informática na Escola, p. 700 ISSN 2316-6541. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.700.

Oliveira, F.T. (2014) A inviabilidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar: o que contam os professores de matemática? Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/127664.

Peres, E.M.K.(2015) Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática.Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/118896.

Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., e Mattsson, M. (2008). Systematic Mapping Studies in Software Engineering. In 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE), Italy, 10p.

Rodrigues, R.E de J.S.(2011) As contribuições do software Graphmatica na construção do conhecimento matemático de função. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90987

Sena, D. M; Oliveira, E. H. T; Carvalho, L.S.G.(2014)Aplicativos móveis para o aprendizado de matemática. IN XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE.

SETTE, P. F. (2013)A aula de matemática no Projeto UCA : o Geogebra e o Teorema de Pitágoras.Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3475.

SILVA, R.S. R et al.(2018): Dossiê Temático: Produtos Educacionais e Educação Matemática Sobre o processo de elaboração de atividades matemáticas com o GeoGebra 3D. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2357724X06112018336.

SOARES, J.M. et al.(2008) Instrumentação computacional e realimentação no processo de avaliação para o ensino de matemática: o conhecimento de função real como estudo de caso. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, p. 360-369.

Wanderley, Y. (2017). Apropriações tecnológicas no ensino e aprendizagem: As experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeira. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22983.

Link para acessar as referências de todos os trabalhos lidos no MSL: https://docs.google.com/document/d/1z0qCLwkajW_thQU2Qn7IEx6WymFLMTjf1A5rnR9WG9A/edit?usp=sharing.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Thais Amorim; RODRIGUEZ, Carla Lopes. A utilização de Softwares e Plataformas Online no Ensino da Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 269-278. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.269.