Construção de um Guia para o Uso do Instagram no Contexto do Ensino Remoto: Empatia Durante a Pandemia da Covid-19

  • Amanda C. D. Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ednny K. A. Sales Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ely T. S. Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Israel D. Santos Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ivone M. Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria C. M. Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Patricia R. V. V. Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Soraya R. S. Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


A pandemia de Covid-19 trouxe um desafio para a educação: estabelecer uma rede educacional eficaz virtualmente. Na perspectiva de cativar discentes com inovações, desenvolvemos, em uma disciplina do Mestrado, um material sobre o Uso do Instagram no ensino remoto para professores do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) na área de Linguagens. Este artigo apresenta uma proposta de interação professor/aluno no Instagram, propondo habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [Brasil 2018] com diversidade de gêneros textuais e ferramentas que a rede social possibilita. Assim, sugerimos sequências didáticas com cinco atividades norteadoras que descrevem como aplicar os gêneros por meio da rede social, que foram compiladas para o guia e tal material foi divulgado buscando atingir o maior número de professores possível.
Palavras-chave: Instagram, Covid-19, Ensino remoto

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Publicado
24/11/2020
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TAVARES, Amanda C. D.; SALES, Ednny K. A.; RAMOS, Ely T. S.; SANTOS JÚNIOR, Israel D.; OLIVEIRA, Ivone M.; SILVA, Maria C. M.; ANDRADE, Patricia R. V. V.; MEDEIROS, Soraya R. S.. Construção de um Guia para o Uso do Instagram no Contexto do Ensino Remoto: Empatia Durante a Pandemia da Covid-19. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 289-298. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.289.