Stop Motion no Ensino: Um Relato de Experiência na Formação de Professores Via Ensino Mediado por Tecnologia no Amazonas
Resumo
Este trabalho relata uma experiência de utilização da técnica de Stop Motion no processo formativo de 2800 professores da educação básica que atuam em 59 municípios do estado do Amazonas por meio do Ensino Mediado por Tecnologia. Tal experiência foi desenvolvida dentro do curso de pós-graduação em letramento digital da Universidade do Estado do Amazonas utilizando materiais de baixo custo e o software Movie Maker. Ao final da experiência, foi possível observar evidências satisfatórias de entendimento dos alunos sobre o conceito, as possibilidades do Stop Motion na educação, assim como aspectos importantes da viabilidade técnica e prática da estratégia utilizada nesta experiência.
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Letramento Digital, Formação de Professores
Referências
CEMEAM (2020), Site do Centro de Mídias do Amazonas, https://www.centrodemidias.am.gov.br, Maio.
Freitas, N. A., Marinho, I. W. T., dos Santos, M. N., & Neto, O. B. (2016). Prática pedagógica com celular e Stop-motionem interdisciplinaridade com Artes. InAnais doWorkshop de Informática na Escola(Vol. 22, No. 1, p. 953).
Guimarães, G. B. C., & Gino, M. S. (2014). Histórico e desenvolvimento do stop-motion e dos personagens articulados no cinema de animação.REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE,1(1).
Karwoski, A. M. (2010). ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 128 p. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 26(1).
Nascimento, J. M. (2016) .Stop Motion como estratégia metodológica aplicada ao ensino de Biologia: Relato de experiência didática no âmbito do PIBID. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Martins, G, Galego, L. G. C., Araujo, C. H. M. (2017) Análise da produção de vídeos didáticos de Biologia Celular em stop motion com base na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Revista Brasileira de Ensino de CiÊncia e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 3, p.185-205.
Paula, J. L., Paula, J. L., & Henrique,A. L. S. (2017). O uso do stop-motioncomo prática pedagógica no ensino de geografia no contexto do EMI.HOLOS,3, 141-149.
Santos, S. K., & Kondo, C. (2019). Stop motion como estratégia de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos. InAnais do Workshop de Informática na Escola(Vol. 25, No. 1, p. 1044).
VAT (2020), Site da VAT, https://www.vat.com.br/grupo, Maio.
Publicado
24/11/2020
Como Citar
COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira; ALBUQUERQUE, Lana de Matos .
Stop Motion no Ensino: Um Relato de Experiência na Formação de Professores Via Ensino Mediado por Tecnologia no Amazonas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 309-318.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.309.