Formação de professores da Educação Básica para uso das ferramentas Google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia.

  • Cleonice Reis Souza Dourado Dias EAUFPA
  • Vanja Vago de Vilhena EAUFPA
  • Franz kreüther Galvão Pereira EAUFPA
  • Paulo Victor Raiol Rodrigues UFPA
  • Barbara Chagas da Silva UFPA
  • Thalia de Nazaré Trindade da Silva UFPA

Resumo


As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão disponíveis para inúmeras finalidades, entre elas, as educacionais. O contexto atual, impulsionado pela pandemia do COVID-19, provocou a necessidade de superação de antigos paradigmas de ensino e inclusão das tecnologias ao fazer pedagógico, ressaltando a necessidade de formação docente. Este artigo, relata experiência referente a uma ação de extensão, objetivando a instrumentalização docente quanto ao uso de ferramentas e recursos Google para educação, por meio de oficinas/cursos on line. Os resultados mostraram a importância da formação docente, da Universidade como meio à transformação social e a aplicabilidade prática do conhecimento adquirido.
Palavras-chave: Formação de professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Educação básica, ferramentas Google

Referências


Almeida, M. E. Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores. Dissertação de mestrado em educação. Supervisão e currículo. São Paulo: PUC- São Paulo, 1997.

Alves, M. R. F. et al (2019) "Análise do projeto de extensão de Inclusão Digital e Workshop de Informática na Escola, Brasil.Informática Educativa no Ensino Fundamental da rede pública", In: Anais do XXV .

Assis, T. et al (2019) "Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência universitária", In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, Brasil.

Bittencourt, C.S et al. Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 2 No 1, Março, 2004.

Brasil, Ministério da Educação (2018) "Base Nacional Comum Curricular", http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Janeiro, 2020.

Freire, P. Pedagogia do oprimido. 44a ed. São Paulo: Paz e terra, 2005.

Lefévre, F. e Lefévre A. M. C. (2006) "O sujeito coletivo que fala", In: Interface: Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu.

Mendes, L. F. e Amorim, N. O. (2019) "Uso da plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de bacharelado em Sistemas de Informação", In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, Brasil.

Perrenoud, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Santos, A. e Teixeira, A. C. (2019) "A formação tecnológica digital em meio ao cenário do século XXI", In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, Brasil.

Thiollent, M. Metodologia da pesquisa ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Valente, J.A. Formação de educadores para o uso da informática na escola. São Paulo: NIED/UNICAMP, 2001.

Valente, J. A. et al. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. São Paulo: NIED/UNICAMP, 2018.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Cleonice Reis Souza Dourado ; VILHENA, Vanja Vago de; PEREIRA, Franz kreüther Galvão; RODRIGUES, Paulo Victor Raiol; SILVA, Barbara Chagas da; SILVA, Thalia de Nazaré Trindade da. Formação de professores da Educação Básica para uso das ferramentas Google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 349-358. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.349.