Formação docente e artefatos digitais: análise de Recursos Educacionais Digitais (RED) e a exploração de um repositório educacional digital

  • Rayssa Araújo Hitzschky Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Juliana Silva Arruda Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Antônia Taticlé Vieira Cassiano Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Cintia Arruda Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


Este estudo buscou investigar ações de uma oficina ofertada para docentes, por meio da busca e da análise de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa e de Matemática, a partir do repositório educacional digital Athena. A oficina foi organizada em três momentos: 1) Contextualização teórica; 2) Apresentação de critérios técnico-pedagógicos; 3) Seleção de RED por meio do repositório trabalhado. Os resultados evidenciam a relevância do momento formativo para a apropriação e compreensão no que tange à busca e à análise dos recursos pelos professores. Além disso, as escolhas e as explorações dos RED demonstram particularidades quanto às práticas dos professores, contextualizadas às suas realidades e necessidades.
Palavras-chave: Formação docente, Recursos Educacionais Digitais, Repositórios

Referências


Afonso, M. C. L.; Eirão, T. G.; Melo, J. H. M. et al. (2011). "Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): tratamento da informação em um repositório educacional digital". Perspectivas em Ciência da Informação. v. 16, n. 3, p. 148-158.

Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (2003). "Criando situações de aprendizagem colaborativa". In: IX Workshop de Informática na Escola, pp. 53-60.

Amiel, T.; Mesquita, R.; Oddone, A.; Alexandre, M. E.; Miguel, G.; Figueirôa, M. F. S. (2019). "Recursos educacionais e abertura: Percepções e práticas docentes no ensino superior". VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. XXV Workshop de Informática na Escola. Brasília: DF.

Beira, D. de G.; Nakamoto, P. T. (2016). "A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula?". V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE). Uberlândia: MG.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). "Base Nacional Comum Curricular." Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental.

Bogdan, R.; Biklen, S. (1991). "Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos". Portugal: Porto. 336p.

Couto, Z. K. (2017). "O uso de recursos educacionais digitais na educação básica (REDEB): relato de experiência". Revista Práxis: saberes da extensão, João Pessoa, v. 5, n. 9, p. 34-39, maio/ago.

Freire, R. S.; Figueiredo, M. V. C.; Hitzschky. R. A; Sousa. D. C.; Júnior, F. G. G.; Castro-Filho, J. A. (2019). "Recurso Educacional Digital (RED) para Trabalhar o Gênero Cardápio: Qual é o seu pedido?". Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). Recife: PE.

Hitzschky, R. A.; Arruda, J. S.; Siqueira, L. M. R. C.; Castro-Filho, J. A. (2018). "A utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e a formação docente: a inserção de RED em sala de aula." Revista Tecnologias na Educação, Ano 11, n/vol.31, Edição Temática XII - IV Congresso sobre Tecnologias na Educação.

Marcolla, V. (2008). "Como professores e alunos percebem as tecnologias de informação e comunicação nos cursos de licenciatura". In: Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Minas Gerais p. 1-13.

Medeiros, N. A. A. de; Xavier, C. R. S.; Melo, E. M. de; Andrade, M. A. A. de; Maia, D. L. (2018). "Recursos educativos digitais: uma revisão de literatura em anais de congressos em Informática na Educação". In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação.

Matos, C. J. R.; Souza, M. F. C.; Fernandes, A. C.; Lima, L. L. V.; Castro-Filho, J. A.; Pequeno, M. C. (2010). "Avaliando Objetos de Aprendizagem a partir de Testes Pedagógicos". In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa. Anais do SBIE. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. v. 1. p. 1-10.

Sarmento, N, V.; Santos, D.; Barros, F, A.; Batista, C.; Pinheiro, R.; Fumes, N. (2017). "Pessoas aparecem sinalizando e fica algo bem próximo a realidade: o software Lepe como possibilidade para uso do trabalho docente na educação de surdos". VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. XXV Workshop de Informática na Escola. Recife: PE.

Silva, C.; Osmundo, M. L. F.; Hitzschky, R. A; Brito, M. A. F.; Castro-Filho, J. A.; Medeiros, M. D. (2016). "Processo de criação de um repositório educacional digital: procedimentos de busca, seleção e categorização de Recursos Educacionais Digitais (RED)". Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação. Natal: RN.

Vigotski, L. S. (1995). "Obras escogidas". Madrid: Visor Distribuidores. v. 3.

Vigotski, L. S; Luria, A. R. (1996). "Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança". Porto Alegre: Artes Médicas.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
HITZSCHKY, Rayssa Araújo; ARRUDA, Juliana Silva; CASSIANO, Antônia Taticlé Vieira; LIMA, Cintia Arruda; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro; FILHO, José Aires de Castro. Formação docente e artefatos digitais: análise de Recursos Educacionais Digitais (RED) e a exploração de um repositório educacional digital. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 369-378. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.369.