Uso de Técnicas de Inteligência Artificial num Sistema de Mesa Tangível

  • Evandro Preuss Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-1443-710X
  • Dante Augusto Couto Barone Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renato Ventura Bayan Henriques UFRGS

Resumo


A utilização de recursos tecnológicos nos processos de ensino-aprendizagem é uma realidade cada vez mais presente, inclusive com sistemas que utilizam técnicas de inteligência artificial (IA). Eles possibilitam trilhas de aprendizagem adaptadas às necessidades individuais dos alunos. O uso de IA em sistemas de ensino deve levar em conta as normas e os aspectos éticos do uso responsável deste tipo de tecnologia. Este artigo apresenta um relato da incorporação de técnicas de IA numa plataforma baseada numa mesa de interação tangível utilizada na educação inclusiva, considerando as implicações éticas da incorporação de IA em sistemas de ensino.
Palavras-chave: tangible tabletop, inclusive education, adaptive platform

Referências


Gluz, J. et al. (2018) "Ambiente Virtual Tangível para Integração Sensorial no Ensino de Ciências numa Perspectiva Inclusiva", Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, v. 29, n. 1, p. 545. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2018.545.

IEEE (2019) "Ethically aligned design: a vision for prioritizing human well-being with autonomous and intelligent systems". IEEE. Disponível em: https://engagestandards.ieee.org/rs/211-FYL-955/images/EAD1e.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020.

Ishii, H. (2008) "The Tangible User Interface and its Evolution". ACM 51, 6, p. 32–36.

Karachalios, K. and Ito, J. (2019) "Human Intelligence and Autonomy in the Era of "Extended Intelligence'". Council on Extended Inteligence. Disponível em: https://globalcxi.org/wp-content/uploads/CXI_Essay.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

Luckin, R. et al. (2019) "Intelligence Unleashed: an argument for AI in Education". Disponível em: https://www.pearson.com/content/dam/corporate/global/pearson-dot-com/files/innovation/Intelligence-Unleashed-Publication.pdf. Acesso em 21 jun. 2020.

Marco, J. et al. (2009) "Bringing Tabletop Technologies to Kindergarten Children". In: BCS Conference on Human Computer Interaction, 23, Cambridge University. Proceedings. p. 103-111.

Marshall, P. (2007) "Do tangible interfaces enhance learning?" In: International Conference on Tangible and Embedded Interaction, ACM. New York. Proceedings. p. 163-170.

Preuss, E. et al. (2019) "E-DUB-A: A Tangible Educational Resource Editor in Inclusive Classes". 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Maceió, Brazil, 2019, pp. 303-307, DOI: 10.1109/ICALT.2019.00095.

Rossi, F. (2016) "Artificial Intelligence: Potential Benefits and Ethical Considerations". Policy Department C: Citizens' Rights and Constitutional Affairs, European Union. Disponível em: http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/BRIE/2016/571380/IPOL_BRI(2016)571380_EN.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

Russell, S. J. and Norvig, P. (2013) "Inteligência artificial". Traduzido por Regina Célia Simille. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Publicado
24/11/2020
PREUSS, Evandro; BARONE, Dante Augusto Couto; HENRIQUES, Renato Ventura Bayan. Uso de Técnicas de Inteligência Artificial num Sistema de Mesa Tangível. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 439-448. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.439.