Uso de Técnicas de Inteligência Artificial num Sistema de Mesa Tangível

  • Evandro Preuss Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-1443-710X
  • Dante Augusto Couto Barone Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renato Ventura Bayan Henriques UFRGS

Resumo


A utilização de recursos tecnológicos nos processos de ensino-aprendizagem é uma realidade cada vez mais presente, inclusive com sistemas que utilizam técnicas de inteligência artificial (IA). Eles possibilitam trilhas de aprendizagem adaptadas às necessidades individuais dos alunos. O uso de IA em sistemas de ensino deve levar em conta as normas e os aspectos éticos do uso responsável deste tipo de tecnologia. Este artigo apresenta um relato da incorporação de técnicas de IA numa plataforma baseada numa mesa de interação tangível utilizada na educação inclusiva, considerando as implicações éticas da incorporação de IA em sistemas de ensino.
Palavras-chave: tangible tabletop, inclusive education, adaptive platform

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Publicado
24/11/2020
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PREUSS, Evandro; BARONE, Dante Augusto Couto; HENRIQUES, Renato Ventura Bayan. Uso de Técnicas de Inteligência Artificial num Sistema de Mesa Tangível. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 439-448. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.439.