Google Sala De Aula: Um Relato de Experiência na Formação de Professores da Educação Básica

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de uma oficina formativa sobre o Google Sala de Aula para professores da educação básica em uma escola pública de Manaus AM. A estratégia estava organizada em 4 etapas e foi realizada no laboratório de informática. Os resultados encontrados apresentaram evidências de um melhor entendimento sobre os recursos da ferramenta Google Sala de Aula e uma mudança na postura docente em relação a adoção desta ferramenta em sala de aula.

Palavras-chave: Formação de professores, Tecnologias digitais, Google Sala de Aula

Referências

Costa, I. M., Mandú, F. N., da Costa, C. C., Ribeiro, A. F., & Couto, D. (2019, November). Google Sala de Aula comointerface de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no Ensino Superior. In Anais do Workshop de Informática na Escola(Vol. 25, No. 1, p. 792).

Google for education (2020), "About Google for education", https://edu.google.com, Maio.

Google Classroom (2020), "About Google Classroom" https://edu.google.com/intl/ptBR/products/classroom/, Junho.

Junior, J. B. B., Lisbôa, E. S., & Coutinho, C. P. (2011). Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula.Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, 3(5).

Mendes, L., & Amorim, N. (2019, November). Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. InAnais do Workshop de Informática na Escola(Vol. 25, No. 1, p. 647).

Moran, J. M., Masetto, M. T., e Behrens, M. A. (2000) Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
GUEDES, Andrey de Jesus; COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira. Google Sala De Aula: Um Relato de Experiência na Formação de Professores da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 499-503. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.499.