Ferramenta de Prototipagem para Criação de um Aplicativo para o Ensino na Saúde

Resumo


O isolamento social alterou a rotina de muitas instituições de ensino que buscam, nas tecnologias, uma solução para dar continuidade ao processo pedagógico. Todavia, percebe-se escassez desses recursos nos cursos da área da saúde. O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação do Figma durante a criação de um aplicativo educativo para o ensino hematológico no curso de medicina. O estudo segue uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Constatou-se que a ferramenta possibilita interação, compartilhamento de informações e um ótimo espaço de colaboração.

Palavras-chave: Prototipagem, Ensino na Saúde, Aplicativo Educativo

Referências

Berribili, E., & Mill, D. (2018). Impacto cognitivo do uso intensivo da internet: a autonomia dos estudos com dispositivos na adolescência. Educação & Formação, 3(3), 177-188. doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.862

Braga, J. (2014). Objetos de Aprendizagem Volume 1: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC.

Fonseca, C. H. C., & Balbino, F. (2019). Uma Aplicação Web para Produção de Textos Narrativos com Enredos Alternativos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 8, n. 1, p. 1272.

Ludovico, F., Machado, A., Weiand, A., & Barcellos, P. C. C. (2019). Ferramentas Digitais para a Interação Assíncrona: análise de aplicações. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 8, n. 1, p. 1389.

Nascimento, K. A. S. do (2019). Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa. Educação & Formação, 4(3), 207-229. doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12set/dez.3342

Triguero, I. M. (2018). Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, 3(2), 3-16. doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.267

Unesco. (2020). COVID-19 Impacto na Educação. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse.
Publicado
24/11/2020
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CORDEIRO, Lia Poti Gomes; DUARTE, Beatrice Araújo; TELLES, Julio Cesar Couto Bem Siqueira. Ferramenta de Prototipagem para Criação de um Aplicativo para o Ensino na Saúde. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 509-513. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.509.