O Moodle como ferramenta de acompanhamento pedagógico na Educação Básica: um relato de experiência
Resumo
Estudos sobre formas inovadoras de acompanhamento escolar que utilizem ferramentas digitais ainda são recentes no Brasil, sobretudo quando relacionada à Educação Básica. Entender o que os alunos estão compreendendo sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula ainda é um desafio para a comunidade escolar. Nesse sentido, este trabalho busca relatar a experiência de uso do AVA Moodle como uma ferramenta adicional à sala de aula por uma professora do Ensino Fundamental 2, como uma forma de acompanhar como os alunos apropriam-se do que é trabalhado. Tal prática têm se mostrando bastante eficaz, principalmente por possibilitar um feedback educacional em tempo real à professora, alunos e suas famílias.
Referências
JOHNSON, E. B. Contextual Teaching and Learning: What It Is and Why It's Here to Stay. Corwin Press, 2002.
KAMINSKI, M.; BOSCARIOLI, C. Uso do Moodle como estímulo aos estudos extraclasse no Ensino Fundamental: Uma experiência com o 5o Ano. Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 22, n. 1, p. 535, 7 nov. 2016.
MCLAGAN, P. A. Helping others learn: designing programs for adults. Reading, Mass, Addison-Wesley Pub. Co. 1978.
NASCIMENTO, M. G. do; OEIRAS, J. Y. Y. Atividades para competições escolares de matemática no ambiente Moodle. Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, 1 jan. 2008.
NUNES, C. B. M. P. Perfil dos professores que usam ferramentas digitais em uma escola da rede privada em Natal/RN. Revista Prometeu, Ano V, n. 1, 2019. ISSN 2175-0920<