Estudo comparativo de ambientes gamificados no auxílio à aprendizagem

  • Isolda Bezerra Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Jucelio Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Pablo Suárez Faculdades Integradas de Patos
  • Milena Nunes Alves de Sousa Faculdade Integrada de Patos

Resumo


O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e uma comparação de ambientes gamificados baseados em leaderboards que pudessem ser utilizados como uma prática motivacional capaz de impactar na resolução de exercícios e, por conseguinte, no processo de aprendizagem dos discentes. O método adotado nesta investigação é um Survey exploratório, em que foi aplicado um questionário visando uma análise, por parte do pesquisador, dos seguintes ambientes gamificado: Kahoot, GoConqr, Busuu e Duolingo. Como resultados, foi possível perceber que, apesar de existirem algumas plataformas gamificadas que possibilitem uma aprendizagem para o desenvolvimento de atividades de qualquer disciplina, atualmente não há ferramentas que respondam a todos os requisitos levantados de maneira ideal.

Referências

Aires, S. and Leite, J. C. (2017). Técnicas de motivação para colaboração no moodle imd. In Anais do VII Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, pages 43–52. SBC.

Camboim, S. P. (2017). Investigando o perfil de alunos evadidos em uma disciplina introdutória do curso de ciência da computação da uepb. trabalho de conclus˜ao de curso - universidade estadual da paraíba do curso de licenciatura em computação, patos – pb.

Castro, C. H. S. (2012). Aplicativos gratuitos de ensino de inglês para android: breve relato de testes. In Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, volume 1.

Costa, C. H. C., Dantas Filho, F. F., and Moita, F. (2017). Marvinsketch e kahoot como ferramentas no ensino de isomeria. Holos, 1:31–43.

Duolingo (2018 (Acesso Abril 8, 2018)). Ensino personalizado. http://www.duolingo.com/info.

Fregoneis, J. G. P. (2002). Estudo do desempenho acadêmico nos cursos de graduação dos Centros de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá: período 1995-2000. PhD thesis, Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina.

GoConqr (2018 (Acesso Abril 20, 2018)). Site do GoConqr. https://www.goconqr.com/pt-BR. Martins, R. A., Mello, J. B. P., and Turrioni, C. H. (2013). Guia para elaboração de monografia e TCC em engenharia de produção. Editora Atlas SA.

Oliveira, J. F., Libâneo, J. C., and Toschi, M. S. (2017). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez Editora.

Silva, J. S., Santana, J. S., and Alves, V. L. S. (2016). O uso do aplicativo duolingo: Uma forma inclusiva de ensinar e aprender línguas. In Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Editora Realize.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Isolda Bezerra; SANTOS, Jucelio; SUÁREZ, Pablo; SOUSA, Milena Nunes Alves de. Estudo comparativo de ambientes gamificados no auxílio à aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 01-08. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1.