Conhecendo o Espaço Geográfico do Meu Bairro: Uma Prática com Robótica Educacional

  • Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo UFRN
  • Elvis Melo UFRN
  • Juliana Oliveira Instituto Metrópole Digital
  • Aquiles Burlamaqui UFRN
  • Akynara Burlamaqui UFRN

Resumo


A robótica educacional inserida no contexto da educação básica é um desafio a ser superado pelos educadores contemporâneos. Diante disso, este artigo busca relatar uma prática interdisciplinar exitosa desenvolvida em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental no âmbito público, com o intuito principal de motivar e potencializar o uso da robótica educacional na escola, de maneira contextualizada e significativa. Como resultado dessa prática destacamos o envolvimento dos alunos e a compreensão sobre localização, as transformações dos espaços geográficos ao longo do tempo e as consequências dessas transformações para o bairro e o município, além da iniciação da construção do pensamento computacional a partir dos comandos executados pelos alunos.

Referências

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 18 set. 2018.

Bonilla, Maria Helena Silveira, Pretto, Nelson de Luca (2000). Políticas Brasileiras de Educação e Informática. 2000. Disponível em: <http://www2.ufba.br/~bonilla/politicas.htm>. Acesso em: 16 out. 2018.

Freire, Paulo (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Freire, Paulo (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

Mohaghegh, Mahsa; Mccauley, Michael (2016). Computational Thinking: The Skill Set of the 21st Century. International Journal of Computer Science and Information Technologies, Vol. 7, 2016, p. 1524-1530. Disponível em: <http://www.ijcsit.com/docs/Volume%207/vol7issue3/ijcsit20160703104.pdf>. Acesso em: 16 out. 2018.

Papert, Seymour (2008). A máquina das crianças:repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Rogoff, B (1998). Observando a atividade sociocultural em três planos: apropriação participatória, participação guiada e aprendizado. IN.: WERTSCH, James V.; ALVAREZ, Amelia; DEL RÍO, Pablo. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: ARTMED, 1998

Wing, Jeannette M (2006). Computational Thinking. 2006. Disponível em: <https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.
Publicado
11/11/2019
ARAÚJO, Nathalie Rose Ramos da Fonseca; MELO, Elvis; OLIVEIRA, Juliana; BURLAMAQUI, Aquiles; BURLAMAQUI, Akynara. Conhecendo o Espaço Geográfico do Meu Bairro: Uma Prática com Robótica Educacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 59-68. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.59.