Um Estudo de Viabilidade para Avaliação de Atributos de Qualidade em uma Ferramenta Web de Submissão de Trabalhos Acadêmicos
Resumo
Atividades relacionadas à pesquisa científica envolvem aspectos especiais na formação acadêmica - principalmente quando utilizadas como atividades centradas no estudante. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de viabilidade sobre uma ferramenta web que suporta o workflow na revisão e submissão de trabalhos academicos associados ao fluxo de revisão científica. Assim, as seguintes atividades foram realizadas - (i) coletar métricas (KLoC) de cada versão da ferramenta; (ii) visualizar o código usando as métricas (i) projetadas via CodeFlowers; e (iii) aplicar um estudo de viabilidade visando caracterizar a experiência do usuário. Em resumo, pode-se verificar que a ferramenta possui atributos de qualidade, em especial, usabilidade.
Referências
Antonio, E. A. (2019b). Portal de eventos asser. Disponível em: ”http://eventosasser.com.br”. Acessado em set. de 2019.
Danial, A. (2019). Cloc: Count lines of code. Disponível em: ”https://github.com/AlDanial/cloc”. Acessado em set. de 2019.
Eunseong, C. e Seonghoon, K. (2015). Cronbachs coefficient alpha: Well known but poorly understood. Organizational Research Methods, 18(2):207–230.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. S˜ao Paulo: Atlas.
Joost, C. F. W. e Dimitra, D. (2010). Five-point likert items: t test versus mann-whitneywilcoxon. Practical Assessment, Research & Evaluation.
MEC (2016). Resolução CNE/CES 5/2016. Brasília – DF.
Oliveira, E. S. et al. (2018). Identificação automática de estilos de aprendizagem: Uma revis˜ao sistemática da literatura. In Anais do XXVI Workshop sobre Educao em Computao, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Pressman, R. (2009). Engenharia de Software - 7.ed. McGraw Hill Brasil.
Sauro, J. e Dumas, J. S. (2009). Comparison of three one-question, post-task usability questionnaires. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’09, pages 1599–1608, New York, NY, USA. ACM.
Sullivan, G. M. e Artino, A. R. (2013). Analyzing and interpreting data from likerttype scales. Journal of graduate medical education.
Wohlin, C. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Publishing Company, Incorporated.
Zaninotto, F. (2014). Codeflower source code visualization. Disponível em: ”http://www.redotheweb.com/CodeFlower”. Acessado em set. de 2019.