Jornal Escolar Utilizando o Linux Educacional - Um Relato de Experiência

  • J. Veras Universidade Federal de Lavras
  • Paulo Parreira Júnior Universidade Federal de Lavras
  • Heitor Costa Universidade Federal de Lavras

Resumo


Com o surgimento de novas tecnologias, a maneira como o aluno adquire e produz o conhecimento vem se modificando e até a produção do antigo jornal escolar se modificou com estes avanços tecnológicos. Jornalismo e Educação vêm se adaptando e se utilizando de novas ferramentas para aperfeiçoar o processo de comunicação e de ensino-aprendizagem. Durante o processo de letramento os alunos precisam compreender a função social da língua, conhecer e também produzir diversos gêneros textuais, entre eles, o texto noticioso ou jornalístico. Este trabalho tem como objetivo apresentar o gênero jornalístico aos alunos e incentivar a produção de textos através de um jornal escolar produzido com o suporte de aplicativos do sistema operacional Linux Educacional.

Referências

Faria, M. A.; Zanchetta, J. (2002) Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula. São Paulo: Contexto.

França, F. (1988) JORNAL MURAL: NOVA E EFICIENTE OPÇÃO. Catálogo Brasileiro de Profissionais de Relações Públicas, São Paulo, v. 10.

Freinet, C. (1974) O jornal escolar. Lisboa: Editorial Estampa.

Freinet, C. (1977) O método natural III – a aprendizagem da escrita. Lisboa: Estampa.

Kleiman, A. (1993) Oficina de leitura. Campinas: Pontes.

Lemos, C. D. (2010) Linux Educacional: desafio para o professor.

Pinto, A., D.; Cybis, W. D. A. (2000). Um estudo teórico sobre as técnicas de avaliação de software educacional. In VI Congreso Argentino de Ciencias de la Computación.

Rossi, C. (2017) O que é jornalismo. Brasiliense.

Signorini, I. (2007). Letramento escolar e formação do professor de língua portuguesa. Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Mercado de Letras: Campinas, 1.

Almeida, J. M.de; Castelano, K. L.; de Souza, C. H. M.; Luquetti, E. C. F. (2015). Uso do blog na escola: recurso didático ou objeto de divulgação?. InterSciencePlace, 1(22).
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
VERAS, J.; PARREIRA JÚNIOR, Paulo; COSTA, Heitor. Jornal Escolar Utilizando o Linux Educacional - Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 99-108. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.99.