Jornal Escolar Utilizando o Linux Educacional - Um Relato de Experiência
Resumo
Com o surgimento de novas tecnologias, a maneira como o aluno adquire e produz o conhecimento vem se modificando e até a produção do antigo jornal escolar se modificou com estes avanços tecnológicos. Jornalismo e Educação vêm se adaptando e se utilizando de novas ferramentas para aperfeiçoar o processo de comunicação e de ensino-aprendizagem. Durante o processo de letramento os alunos precisam compreender a função social da língua, conhecer e também produzir diversos gêneros textuais, entre eles, o texto noticioso ou jornalístico. Este trabalho tem como objetivo apresentar o gênero jornalístico aos alunos e incentivar a produção de textos através de um jornal escolar produzido com o suporte de aplicativos do sistema operacional Linux Educacional.
Referências
França, F. (1988) JORNAL MURAL: NOVA E EFICIENTE OPÇÃO. Catálogo Brasileiro de Profissionais de Relações Públicas, São Paulo, v. 10.
Freinet, C. (1974) O jornal escolar. Lisboa: Editorial Estampa.
Freinet, C. (1977) O método natural III – a aprendizagem da escrita. Lisboa: Estampa.
Kleiman, A. (1993) Oficina de leitura. Campinas: Pontes.
Lemos, C. D. (2010) Linux Educacional: desafio para o professor.
Pinto, A., D.; Cybis, W. D. A. (2000). Um estudo teórico sobre as técnicas de avaliação de software educacional. In VI Congreso Argentino de Ciencias de la Computación.
Rossi, C. (2017) O que é jornalismo. Brasiliense.
Signorini, I. (2007). Letramento escolar e formação do professor de língua portuguesa. Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Mercado de Letras: Campinas, 1.
Almeida, J. M.de; Castelano, K. L.; de Souza, C. H. M.; Luquetti, E. C. F. (2015). Uso do blog na escola: recurso didático ou objeto de divulgação?. InterSciencePlace, 1(22).