NuAR Ambiente Multidisciplinar de Ensino Interativo para a Aprendizagem Criativa
Resumo
O Núcleo de Animação e Roteiro do IFMS Campus Campo Grande NuAR busca fomentar a leitura e escrita, via pesquisas bibliográficas e estudos de caso nos quais os estudantes identifiquem temas com relevância social e científica consoantes com elementos da cultura e literatura regional. No NuAR elaboram-se roteiros a partir de técnicas de produção de texto, pesquisam-se técnicas de animação e produzem-se filmes. As animações produzidas são submetidas à aceitação do público discente. O método aplicado permite aos estudantes do IFMS a multiplicação de conhecimentos adquiridos nas oficinas de produção textos, desenho e de animação.
Referências
Campos, M. B., Maiocchi, D. e Bortolin, M. (2004) “SIGNHQ: sistema de autoria para criação e leitura de Histórias em Quadrinhos com suporte à Língua de Sinais”, In: Anais do XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Manaus, p. 44-46.
Ciriaco, D. (2011) “O que é Stop Motion?”, http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm, junho.
JBC. (2011) “O que é Mangá”, http://mangasjbc.com.br/o-que-e-manga/.
Koch, I. V. e Elias, V. M. (2011) Ler e compreender: os sentidos do texto, Contexto, 3ª edição.
Marcuschi, L. A. (2004) “Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital”, In: Hipertexto e gêneros digitais, Organizado por Marcuschi, L. A. and Xavier, A. C., Editora Lucerna, Rio de Janeiro.
Morais, D. C. S, Gomes, T. C. S., Souza, A. F. B. e Peres, F. M. A. (2015) “Storyboards no Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais por Usuários Finais: Um Relato de Experiência”, In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Maceió, p. 529-538.
Moss, H. (1998) “Como formatar seu roteiro”, http://www.roteirodecinema.com.br/manuais.htm.
Souza, F. (2015) “Roteiro de cinema: um documento chamado roteiro”, http://www.roteirodecinema.com.br/manuais/documentochamadoroteiro.htm.
Vigotskii, L. S, Luria, A. R. e Leonitiev, A. N. (2010) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, Cone Editora, 11ª edição.
Wiedemann, J. (2009) Animation now!, Taschen Br, 1ª edição.
Williams, R. (2008) TheAnimator’s survival kit: a manual of methods, principles and formulas, Farrar Straus & Giro, 1ª edição.