Uma experiência em ensino de programação de computadores com alunos da rede pública usando a linguagem Scratch
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre um curso de extensão em programação de computadores utilizando a linguagem Scratch. O curso foi realizado no Instituto Federal de Goiás câmpus Luziânia, com base nos planos de ensino do portal Programaê! e também na iniciativa Code Club Brasil.Um questionário foi aplicado no inicio e no final do curso para avaliar o grau de desenvolvimento da capacidade dos estudantes em resolver problemas. Os resultados não mostraram uma diferença significativa no número de erros e acertos do primeiro para o segundo questionário. No entanto uma análise mais detalhada mostra um aumento na capacidade de resolução de problemas lógicos e gramaticais. Os estudantes mostram também um forte interesse em continuar os estudos em programação de computadores.
Referências
Silva, R. d., Medeiros, T. J., Medeiros, H., Lopes, R., and Aranha, E. (2015). Ensinoaprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(1).
Telefônica, F. (2018). Programaê! brasil. Disponivel em: http://fundacaotelefonica.org.br/projetos/programae/ Acesso em 21 maio 2018.
Valente, J. A. (2019). Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Disponivel em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html Acesso em 6 maio 2018.
Vieira, A., Passos, O., and Barreto, R. (2013). Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. Anais do XXI WEI, pages 670–679.
Zanatta, A. C. (2015). Programação de computadores para crianças - metodologia do code club brasil. Monografia, Universidade Federal de Santa Catarina.