GEORobótica - Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Geografia no Ensino Médio: um relato de experiência da robótica educacional com alunos de escola pública
Resumo
A promoção de práticas educativas interdisciplinares pautadas em temas transversais apoiadas por tecnologias educacionais, tem sido um dos grandes desafios enfrentados na educação básica. Na disciplina de Geografia essa realidade não é diferente e ainda mais desafiadora. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública participantes de uma proposta lúdica e interdisciplinar para ensino de geografia com robótica educacional intitulada GEORobótica. A metodologia adotada no experimento foi apoiada pelo Design Thinking e o PBL. Os resultados da pesquisa apontam que a prática educativa foi considerada lúdica, desafiadora e capaz de contextualizar interdisciplinarmente conceitos de robótica, globalização, dinâmica de produção mundial e o mercado de trabalho pelos participantes.
Referências
Bacich, Lillian; Moran, José. “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2017.
Bomfim, N.R. “A imagem da Geografia e do ensino da Geografia pelos professores das séries iniciais”. Estudos Geográficos, Rio Claro, v.4, jun.2006, p.107-116.
De Oliveira, Gustavo B. et al. Kits Lego® Mindstorms® NXT como ferramenta de interação entre Engenharia e Ensino Médio. In: XLI COBENGE, 2013, Gramado - RS.
MARQUES, Antonio Manuel de Miranda. Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem) – Universidade Aberta de Portugal, Lisboa, 2008. 176
Monteiro, S. B. S. et al. Uma Nova Abordagem de Ensino de Engenharia: Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) na Disciplina PSP1 da Curso de Engenharia de Produção da UnB. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. ABENGE, 2011.
Puziski, Marcelo; Miglioranza, Silvia Maria Vanassi; Villas-Boas, Valquíria; Giovannini, Odilon. “Modelo Terra-Lua-Sol: Uma atividade interdisciplinar”. Scientia Cum Industria, v.6, n.1, p.16-21, 2018.
Peralta, D.A., & Guimarães, E.C. (2018). A robótica na escola como postura interdisciplinar: o futuro chegou para a Educação Básica?. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, 26 (1), 30-50. DOI: 10.5753/RBIE.2018.26.01.30.
SBC, Sociedade Brasileira De Computação (2017). “Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica”. Disponível em: <http://bit.ly/2LMcevX>. Acesso em 17 out. 2018.
Savery, J. R. (2015). Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions. Essential readings in problem-based learning: Exploring and extending the legacy of Howard S. Barrows, 9:5–15.
Sousa, Jessika Míirlla Farias de. Estratégias utilizadas nas aulas de geografia em turmas de nível médio a partir do subprojeto GEOGRAFIA/PIBID/UEPB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia), Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, 2017.
Vianna, M.; Vianna, Y.; Adler, I.K; Lucena, B; Russo, B. (2012). “Design Thinking: Inovação em Negócios”. Rio de Janeiro: MJV Press.