Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária

  • Tenilson de Assis Universidade Federal de Alagoas
  • Jayanne Vieira Universidade Federal de Alagoas
  • Jéssica Fernanda Silva Barbosa Universidade Fedreal de Alagoas
  • Francys Rafael Universidade Federal de Alagoas
  • André Almeida Silva Universidade Federal de Alagoas

Resumo


O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem sido crescente e despertando interesse, sobretudo, no contexto educação. Contudo, muitos educadores ainda não as utilizam, deixando de lado seus benefícios. Este artigo apresenta relatos de experiência referentes à ação de extensão Possibilidades do uso da Informática Básica como Ferramenta de Ensino para professores da EJA, que objetivou formar educadores do programa Educação de Jovens e Adultos para o uso de TDIC básicas voltadas ao ensino e à gestão, ampliando as possibilidades de uso das tecnologias já presentes nas escolas. Os resultados mostram a importância da formação realizada e o papel fundamental da Universidade como transformadora social.

Referências

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

Costa, A. L. M., Almeida, F. J. (2012) Condições materiais e a eficácia da informática aplicada à educação: a culpa é do professor?, I Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012). Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola. Rio de Janeiro, RJ. 2012.

Mamede-Neves, M. A. C., Duarte, R. (2008) “O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola”, In: Educação e Sociedade, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 769-789, out. 2008, Campinas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0729104. Acesso: maio 2019.

Muller, E. E. R. et al. (2016) A importância dos recursos digitais no ambiente escolar. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/167480/TCC%20Muller.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: maio. 2019.

Odorico, K. E., Nunes D. M., Moreira A., de Oliveira H. M. P., Cardoso A. (2012) Análise do Não Uso do Laboratório de Informática nas Escolas Públicas e Estudo de Caso. I Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012). Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola. Rio de Janeiro, RJ. 2012.

Rodrigues, A. L. L., Do Amaral Costa, C. L. N., Prata, M. S, Batalha, T. B. S., Neto, I. D. F. P. (2013) Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT, v.1, n.16, p.141-148, 2013.

Silva, A. A., Nunes, A. C., Barbosa, J. F. S., Garcia, L. L. O., Santos, L. S., Albuquerque, N. L. B., De Assis, T. (2018) Informática Aplicada à Educação Básica nas Escolas Públicas: Formação de Educadores de Penedo/AL para o Uso das TDIC. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018).

Tajra, S. (2000) “Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade”, 2. ed. São Paulo: Érica.
Publicado
11/11/2019
ASSIS, Tenilson de; VIEIRA, Jayanne; BARBOSA, Jéssica Fernanda Silva; RAFAEL, Francys; SILVA, André Almeida. Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 178-186. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.178.