Estimulando o Pensamento Computacional: uma experiência com ScratchJr

  • Carina Farias Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Valéria Gabriel da Cruz Instituto Federal da Bahia
  • Jucimária Santos Farias Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Daniel Costa Braz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Bárbara Maia Brito Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Angela de Souza Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo


O Pensamento Computacional tem sido considerado um dos pilares do intelecto humano, comparado à leitura, escrita e aritmética, uma vez que pode ser utilizado para compreender, descrever, explicar e modelar problemas. Este trabalho descreve o projeto de extensão Scratch Day - um dia para aprender brincando, realizado com crianças de oito a onze anos de duas escolas públicas municipais do município de Jacobina, Bahia. O objetivo do projeto foi estimular o raciocínio lógico e o pensamento computacional através da introdução de conceitos iniciais de programação, fazendo uso da ferramenta ScratchJr e dos conceitos de Computação Desplugada e Storytelling.

Referências

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Publicado
11/11/2019
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FARIAS, Carina; CRUZ, Valéria Gabriel da; FARIAS, Jucimária Santos; BRAZ, Daniel Costa; BRITO, Bárbara Maia; CARVALHO, Angela de Souza. Estimulando o Pensamento Computacional: uma experiência com ScratchJr. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 197-206. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.197.