Utilização de jogos como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática

  • Jean Machado Universidade do Estado do Amazonas
  • Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização e/ou construção dos jogos no desenvolvimento de habilidades necessárias ao pensamento computacional. Nesse contexto a revisão apresenta as formas de utilização de jogos no Brasil para o desenvolvimento dessas habilidades, identificando e analisando artigos que abordem essa temática publicados em língua portuguesa em revistas e eventos entre 2014 e 2018. Por meio da revisão, foi possível identificar que a maioria dos trabalhos está situado em um contexto da educação básica e com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao pensamento computacional.

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Publicado
11/11/2019
MACHADO, Jean; JUNIOR, Almir. Utilização de jogos como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 217-226. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.217.