Utilização de jogos como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática

  • Jean Machado Universidade do Estado do Amazonas
  • Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização e/ou construção dos jogos no desenvolvimento de habilidades necessárias ao pensamento computacional. Nesse contexto a revisão apresenta as formas de utilização de jogos no Brasil para o desenvolvimento dessas habilidades, identificando e analisando artigos que abordem essa temática publicados em língua portuguesa em revistas e eventos entre 2014 e 2018. Por meio da revisão, foi possível identificar que a maioria dos trabalhos está situado em um contexto da educação básica e com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao pensamento computacional.

Referências

Araújo, L., Silveira, H. U. C. da, & Mattos, M. (2018). Ensino do pensamento computa-cional em escola pública por meio de uma plataforma lúdica. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7(1), 589. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.589

BBC LEARNING, B. What is computational thinking? 2015.

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Recuperado de https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208

Brackmann, C. P., Boucinha, R. M., Román-González, M., & Casali, A. (2018). Com-putational Thinking Unplugged: Teaching and Evaluation in Spanish Primary Educa-tion. 15.

Boucinha, R. M., Brackmann, C. P., Barone, D. A. C., & Casali, A. (2017). Construção do pensamento computacional através do desenvolvimento de games. RENOTE, 15(1).

Carvalho, J., Netto, J. F., & Almeida, T. (2017). Revisão Sistemática de Literatura sobre Pensamento Computacional por Meio de Objetos de Aprendizagem. Brazilian Sym-posium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 28(1), 223. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.223

Deitos, F., Franco, M., & Peres, A. (2018). Ditado Digital: um jogo para auxílio da es-crita no Ensino Fundamental. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 834. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.834

Fernandes, K. T., Lucena, M. J. N. R., & da Silva Aranha, E. H. (2018). Uma Experiên-cia na Criação de Game Design de Jogos Digitais Educativos a partir do Design Thinking. RENOTE, 16(1).

Fernandes, K., Aranha, E., & Lucena, M. (2018). Estratégias para Elaboração de Game Design de Jogos Digitais Educativos: uma Revisão Sistemática. Brazilian Sympo-sium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 585. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.585

Guarda, G., & Goulart, I. (2018). Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computaci-onal: Experiências do Projeto Logicamente. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 486. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.486

Gomes, T., & Tedesco, P. (2017, October). Gamificando a sala de aula: desafios e pos-sibilidades em uma disciplina experimental de Pensamento Computacional no ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 1).

Grover, S., & Pea, R. (2013). Computational Thinking in K–12 A Review of the State of the Field. Educational Researcher, 42, 38–43. https://doi.org/10.3102/0013189X12463051 225

HUIZINGA, J., & Ludens, H. (1999). O jogo como elemento da cultura. 4ªed. São Pau-lo: Perspectiva.

Kitchenham, B. A., Brereton, P., Turner, M., Niazi, M. K., Linkman, S., Pretorius, R., & Budgen, D. (2010). Refining the systematic literature review process—two partic-ipant-observer case studies. Empirical Software Engineering, 15(6), 618–653. https://doi.org/10.1007/s10664-010-9134-8

Liukas, L. (2015). Hello Ruby: adventures in coding (Vol. 1). Macmillan.

Martins, R., Reis, R., & Marques, A. B. (2016, November). Inserção da programação no ensino fundamental Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code. org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais. In Anais do Workshop de Informáti-ca na Escola (Vol. 22, No. 1, p. 121).

Melo, D., de Sousa Pires, F. G., Melo, R., & Júnior, R. J. D. R. S. (2018, October). Ro-bô Euroi: Game de estratégia Matemática para exercitar o Pensamento Computacio-nal. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de In-formática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 685).

Mello, T. S., & Rebouças, A. D. S. (2015). GameMaking: Uma Metodologia para o Ensino de Informática para Alunos do Ensino Fundamental através da criação de Jo-gos Digitais. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 23(1), 197.

Oliveira, R. N. R. de, Cardoso, R. P., Braga, J. C. B., & Rocha, R. V. da. (2018). Fra-meworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 854. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.854

ORG, C. (2015). Instructor Handbook-Code Studio Lesson Plans for Courses One, Two, and Three. CODE. ORG.

Pires, F. G. de S., Melo, R., Machado, J., Silva, M. S., Franzoia, F., & Freitas, R. de. (2018). EcoLogic: Um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental. Anais dos Workshops do Congresso Bra-sileiro de Informática na Educação, 7(1), 629. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.629

Pires, F. G. de S., Michel, F., Bernardo, J. R. S., Melo, R., & Freitas, R. de. (2018). O livro do conhecimento: Um jogo de aventura para exercitar a ortografia. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Edu-cação - SBIE), 29(1), 695. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.695

Ramos, F., & da Silva Teixeira, L. (2015, October). Significaçao da aprendizagem atra-vés do pensamento computacional no ensino médio: uma experiência com scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 217).

Rogers, S. (2014). Level Up! The guide to great video game design. John Wiley & Sons.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophi-cal Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881), 3717–3725. https://doi.org/10.1098/rsta.2008.0118
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MACHADO, Jean; JUNIOR, Almir. Utilização de jogos como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 217-226. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.217.