A promoção de inclusão digital de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da Extensão Universitária
Resumo
O avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) traz transformações nas mais diversas áreas de conhecimento, como a Educação, que aperfeiçoa seus processos de ensino e aprendizagem. Mas, a escola pública ainda é deficiente no ensino dessas tecnologias. Este artigo mostra a experiência dos autores no projeto de extensão "A tecnologia e a escola pública: aumentando as possibilidades de ensino usando equipamentos básicos de informática que objetivou incluir digitalmente estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados mostram a importância do papel da extensão universitária e do ensino das TDIC na educação pública, tornando a escola mais interativa e inclusiva (digital e socialmente).
Referências
Moran, J. M., Massetto, M. T., Behrens, M. A. (2012) Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus.
Perrenoud, P. (2000) Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
Silva, M. (2001) Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: CBC, set. 2001.
Soares, S. J., Bueno, F. F. L., Calegari, L. M., Lacerda, M. M., Dias, R. F. N. C. (2015) O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em: jun. 2019.
Valente, J. A. (2013) Diferentes usos do Computador na Educação, p. 1 - 10, 16 Nov. 2013. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/184576793/Diferentes-usos-do-Computador-na-Educacao-valente. Acesso em: jun. 2019.