GeoGebra e Impressão 3D: desenvolvendo o Pensamento Geométrico Espacial
Resumo
O uso de tecnologias digitais pode propiciar situações onde os estudantes estão ativos em seu processo de construção de conhecimentos. Porém, é necessário que tais situações sejam criadas almejando o desenvolvimento de novos pensamentos e habilidades matemáticas. Este artigo, apresenta uma proposta de situação problema onde os alunos foram desafiados a projetar um objeto tridimensional utilizando o software GeoGebra e posteriormente comprovar e analisar os seus resultados com a Impressão 3D. Diante disso, tiveram a oportunidade de generalizar diferentes conceitos geométricos já assimilados e reorganizá-los em um patamar superior cognitvo.
Referências
BICER, Ali Bicer et al. Moving from STEM to STEAM: The Effects of Informal STEM Learning on Students’ Creativity and Problem Solving Skills with 3D Printing. IEEE, 2017.
BORGES, Karen Selbach; MENEZES, Crediné Silva de. Uma arquitetura pedagógica para aprendizagem baseada na fabricação digital. In: Anais do XXiX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Fortaleza, 2018, p. 457-465
CANESSA, Enrique; FONDA, Carlo; ZENNARO, Marco. Low-cost 3D Printing for Science, Education & Sustainable Development. ICTP—The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics. 2013.
HULEIHIL, M. 3D printing technology as innovative tool for math and geometry teaching applications. IOP Conf. Series: Materials Science and Engineering, 2017
JONES, Keith; MACKRELL, Kate; STEVENSON, Ian. Designing Digital Technologies and Learning Activities for Different Geometries. In: HOYLES, Celia; LAGRANGE, Jean-Baptiste (Eds). Mathematics Education and Technology-Rethinking the Terrain: The 17th ICMI Study. US: Springer, 2010. p. 47-59
KAPUT, Jim; HEGEDUS, Stephen; LESH, Richard. Technology Becoming Infrastructural in Mathematics Education. In: LESH, R.A; HAMILTON, E.; KAPUT, J. J. (Eds.). Foundations for the future in mathematics education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. p.173-191
LABORDE, Colette et al. Teaching and learning geometry with technology. In: Gutiérrez; A.; Boero, P. (ed). Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education. Sense Publishers, 2006. p. 275-297.
LIEBAN, Diego; BARRETO, Marina M.; REICHENBERGER, Sandra; LAVICZA, Zsolt; SCHNEIDER, Ruana M. Developing Mathematical and Technological Competencies of Students Through Remodeling Games and Puzzles. In: Conference Proceedings Bridges Stockholm 2018: Mathematics, Art, Music, Architecture, Education, Culture. p. 379-382
MONZON, Larissa Weyh; BASSO. Marcus Vinicius de Azevedo. Prospecção de Pesquisas sobre o uso de Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico Espacial. Renote, Porto Alegre, v. 16. n. 1, 2018
NOTARE, Márcia; BASSO, Marcus. Geometria Dinâmica 3D – novas perspectivas para o pensamento espacial. Renote, Porto Alegre, v. 14. n. 2, 2016
ZUFFI, Edna Maura; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. O ensino-aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas e os processos cognitivos superiores. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matematica, n. 11, p. 79-97, set. 2007.