Pensamento computacional para alunos do ensino fundamental de escolas públicas em uma cidade de pequeno porte - um relato e análise de experiência

  • José Amancio Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Roberto Bittencourt Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Anfranserai Morais Dias State University of Feira de Santana
  • Beatriz Silva de Santana Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo


O Brasil está atrasado no que se refere à incorporação do pensamento computacional na educação básica. O problema é agravado quando consideramos o ensino público. Neste artigo apresentamos uma experiência que envolve a articulação entre agentes do terceiro setor, poder público e universidade, em direção à inserção do pensamento computacional no ensino fundamental. O curso foi realizado em uma cidade de pequeno porte e com baixos indicadores de desenvolvimento social e econômico. Também apresentamos uma análise do impacto do curso sobre atitudes dos alunos em relação à computação. Os resultados evidenciam que o ambiente desfavorável não é impedimento para estímulo e motivação dos alunos. Além disso, o arranjo institucional descrito apresenta-se como estratégia viável em cidades cujas condições geo-politicas criaram um grave cenário de estagnação social e econômica.

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Publicado
11/11/2019
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SANTOS, José Amancio; BITTENCOURT, Roberto; DIAS, Anfranserai Morais; SANTANA, Beatriz Silva de. Pensamento computacional para alunos do ensino fundamental de escolas públicas em uma cidade de pequeno porte - um relato e análise de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 296-305. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.296.