Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Plugins de Gamificação para o LMS Moodle

  • Nechelley Alves Universidade Federal de Lavras
  • Heitor Costa Universidade Federal de Lavras
  • Paulo Parreira Júnior Universidade Federal de Lavras

Resumo


Em um LMS como o Moodle, o engajamento dos estudantes é um ponto crucial no aprendizado, para que os estudante se mantenham no curso e tenham desejo em aprender mais. O uso de gamificação no Moodle pode aprimorar a motivação e o engajamento dos estudantes, ao tornar a resolução de atividades e leituras mais divertidas. Neste trabalho, é apresentado um Mapeamento Sistemático da Literatura, no qual foram identificados, catalogados e classificados estudos cujo foco é a aplicação de gamificação em plugins do Moodle. O objetivo é fornecer uma visão geral sobre o assunto, bem como identificar gaps de pesquisa a serem atacados e revelar as principais práticas adotadas por estes plugins.

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Publicado
11/11/2019
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ALVES, Nechelley; COSTA, Heitor; PARREIRA JÚNIOR, Paulo. Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Plugins de Gamificação para o LMS Moodle. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 306-314. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.306.