Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Plugins de Gamificação para o LMS Moodle

  • Nechelley Alves Universidade Federal de Lavras
  • Heitor Costa Universidade Federal de Lavras
  • Paulo Parreira Júnior Universidade Federal de Lavras

Resumo


Em um LMS como o Moodle, o engajamento dos estudantes é um ponto crucial no aprendizado, para que os estudante se mantenham no curso e tenham desejo em aprender mais. O uso de gamificação no Moodle pode aprimorar a motivação e o engajamento dos estudantes, ao tornar a resolução de atividades e leituras mais divertidas. Neste trabalho, é apresentado um Mapeamento Sistemático da Literatura, no qual foram identificados, catalogados e classificados estudos cujo foco é a aplicação de gamificação em plugins do Moodle. O objetivo é fornecer uma visão geral sobre o assunto, bem como identificar gaps de pesquisa a serem atacados e revelar as principais práticas adotadas por estes plugins.

Referências

Ortiz, S.; Green, M. Trends and patterns of mobile learning: A study of mobile learning management system access. Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE , v. 20, n. 1, p. 1, 2019.

Paulsen, M. F. Experiences with Learning Management Systems in 113 European Institutions. Educational Technology & Society , v. 6, n. 4, p. 134, 2003.

Kapp, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons. 2012.

Kiryakova, G.; Angelova, N.; Yordanova, L. Gamification in education, 2014.

Dicheva, D.; Dichev, C.; Agre, G.; Angelova, G. Gamification in Education: A Systematic Mapping Study. Educational Technology & Society , 2015.

Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson, M., Systematic Mapping Studies in Software Engineering, 2008.

Kitchenham, B.; Charters, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering, Technical Report EBSE-2007-01, School of Computer Science and Mathematics, Keele University , 2007.

Lonn, S.; Teasley, S. D. Saving time or innovating practice: Investigating perceptions and uses of Learning Management Systems Computers & Education , 2009.

Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson M. Systematic mapping studies in software engineering Ease , 2008.

Moodle. Moodle Statistics , 2019. Disponível em: <https://moodle.net/stats/?lang=pt_br>. Acesso em: 01 maio 2019.
Publicado
11/11/2019
ALVES, Nechelley; COSTA, Heitor; PARREIRA JÚNIOR, Paulo. Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Plugins de Gamificação para o LMS Moodle. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 306-314. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.306.