Computação e Comunidade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sétimo Ano do Ensino Fundamental II
Resumo
Materiais didáticos apropriados são fundamentais para a popularização da computação na educação básica. Este trabalho apresenta uma proposta de um livro didático de computação para o sétimo ano do Ensino Fundamental II baseado em diretrizes e referenciais curriculares da área. O livro utiliza uma abordagem baseada em computação desplugada, jogos e figuras geométricas e uso de ferramenta Scratch e seus plugins. Os resultados da aplicação preliminar de parte dos materiais aponta para uma sequência didática adequada e facilidade de compreensão.
Referências
Batista, E. J. S., Castro Jr, A., Cantero, S., Bogarim, C. A. C., and Larrea, A. A. (2016). Uso do Scratch no Ensino de Programação em Ponta Por˜a: das Séries Iniciais ao Ensino Superior. In Anais do Workshop de Informática na Escola.
Castro, M. C., Werneck, V., and Gouvea, N. (2016). Ensino de Matemática através de Algoritmos Utilizando Jogos para Alunos do Ensino Fundamental II. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Guzdial, M. (2004). Introduction to Media Computation: A Multimedia Cookbook in Python. Pearson.
Hazzan, O., Gal-Ezer, J., and Blum, L. (2008). A Model for High School Computer Science Education: The Four Key Elements That Make It! In Proceedings of the 39th Technical Symposium on Computer Science Education, pages 281–285. ACM.
Motta, M. S. (2010). Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria. Informática na educação: teoria & prática, 13(1).
Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernández, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., et al. (2009). Scratch: Programming for all. Communications of the ACM, 52(11):60–67.
Royal Society (2012). Shut down or restart? The way forward for computing in UK schools. The Royal Society, London.
Santana, B. L., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2019). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In WEI 2019 - XXVII Workshop sobre Educação em Computação.
Santos, P. S., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2018). A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.
SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf.
Seehorn, D., Carey, S., Fuschetto, B., Lee, I., Moix, D., O’Grady-Cunniff, D., Owens, B. B., Stephenson, C., and Verno, A. (2011). CSTA K–12 Computer Science Standards: Revised 2011. Technical report, CSTA/ACM, New York, NY, USA. 104111.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.