Adaptation of assistive and robotic technology to teach music to deaf children.

  • Cristiano Benites Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo


Esta pesquisa relata desafios encontrados na inclusão de crianças com deficiência auditiva no aprendizado de música e apresenta como a sociedade aceita esses indivíduos. Busca conhecer como a comunidade de surdos vê a música e, finalmente, avaliar elementos visuais e tecnológicos na educação musical infantil. Os desafios das ações apresentadas não visam uma teoria de forma abrangente ou apenas estatística, mas buscam propor uma discussão sucinta sobre o tema, para levar as outras pessoas a uma reflexão sobre as necessidades específicas dessas crianças.

Referências

Benenzon, R. (1985) “Manual de musicoterapia”. Rio de Janeiro: Ene livros.

Darrow, A. A., Heller, G. N. (1985) “Early Advocates of Music Education for the Hearing Impaired”. William Wolcott Turner and David Ely Bartlett. Journal of Research in Music Education, Vol. 33, No. 4.

Finck, Regina (2009) “Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectiva para a ação pedagógica inclusiva”, tese de doutorado/UFRGS/Porto Alegre.

Gescheider, A. (1988) “Cutaneous sound localization. Journal of Experimental Psychology”. Washington, v70,n.6.

Glenie, (2018) The hearingessay, 2008. “We´re seeking an additional Volinteer!”, http://www.evelyn.co.uk/, Setembro.

Haguiara-Cervellini, N. (2003) “A musicalidade do surdo: representação e estigma”, São Paulo:Plexus.

Jones, J. D. (2016) “Imagined Hearing: Music-Making in Deaf Culture”. New York: Oxford University Press.

Madsen, C. K, Mears, W. G. (1965) “The Effect of Sound Upon the Tactile Threshold of Deaf Subjects”. Journal of Music Therapy, 2(2), 64–68.

Mahler, A. (2016) “Musical Expression among Deaf and Hearing Song Signers”. In: HOWE, B, JENSEN-MOULTON, S.; LERNER, N.; STRAUS, J. The Oxford Handbook of Music and Disability Studies. New York: Oxford University Press.

Montagu, A. (1988) “Tocar: o significado humano da pele”. Tradução de Maria Silva mourão Netto. São Paulo: Summus.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
BENITES, Cristiano; SILVEIRA, Ismar Frango. Adaptation of assistive and robotic technology to teach music to deaf children.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 335-344. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.335.