Oficina de Banco de Dados com Aprendizado Cinestésico para Meninas do Ensino Médio

  • Rita Berardi UTFPR
  • Nádia Kozievitch UTFPR
  • Silvia Amelia Bim UTFPR
  • Pedro Auceli UTFPR

Resumo


Muitas iniciativas mundiais têm buscado atrair meninas para as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas) através de oficinas nas escolas. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma oficina de Banco de Dados onde foi aplicada uma adaptação da atividade de computação desplugada Human Branching Databases para ensinar conceitos básicos de Banco de Dados e assim motivar meninas a considerar computação como carreira. Através da análise da compreensão dos conceitos e da percepção sobre a área, os resultados são promissores no uso desse tipo de prática para divulgar e motivar pessoas para a computação.

Referências

Amaral, M.A., Bim, S.A., Boscarioli, C., Maciel, C. (2015) “ Introducing Computer Science to Brazilian Girls in Elementary School through HCI Concepts ” In: HCI International 2015 – Session: Women in DUXU, Los Angeles, CA, Lecture Notes in Computer Science Design, User Experience, and Usability: Users and Interactions. Proceedings, Part II, 2015. v. 9187. p. 141152.

Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., Grimley, M. (2009). Computer Science. Unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1):20–29.

Dorling, M. (2013) Computing Databases Unplugged: Updated Version. Disponível em: https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/DatabasesUnplugged-Version2.pdf Acesso em: 04/06/2019

Mahmud, A. F., Muin, S., Hamia, N. (2018). Female Perspective on Learning Styles: English Department Students Universitas Muhammadiyah Maluku Utara. International Symposium on Social Sciences, Education and Humanities (ISSEH 2018). Volume 306.

Martinelli, S.R., Zaina, L.A.M., Sakata, T.C. (2018) “O Pensamento Computacional em Atividades de Ensino mediadas pelo Professor do Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso”. Em: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação(CBIE 2018). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018).

Matt, B. M. P; Sartorelli, L. W. “Alunas do ensino médio e graduação em computação: Estudo preliminar de atração,” Arcaz: Recursos Educacionais Abertos, acesso em 28 de maio de 2019, http://arcaz.dainf.ct.utfpr.edu.br/rea/items/show/122.

Oliveira, A.C., Moro, M.M., Prates, R.O. (2014) “Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial” In: XXII Workshop sobre Educação em Computação, Brasília, DF, p. 14651474.

Ramos, N., Freitas, C., Avila, S., Costa, P. D. P., Testoni, V., & Borin, J. F. (2015). “Ensino de programação para alunas de ensino médio: Relato de uma experiência”. In XXIII Anais do Workshop sobre Educação em Computação.

Reis, R., Lyra, K., Reis, C., & Isotani, S. (2018). “Relato de Experiência sobre o uso da Computação Desplugada associada a uma Teoria de Aprendizagem Colaborativa”. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 24, No. 1, p. 166).

Rodriguez, J.J., Kozievitch, N.P., Bim, S.A., Setti, M.O.G., Emer, C.F.P., Amaral, M.A. (2016) “Uma proposta para apresentar a Computação/Banco de Dados no Ensino Médio para o Público Feminino”. XII Escola Regional de Informática de Banco de Dados, 2016

Santos, L.C., Neves, D.F., Filho, H.C.M., Menezes, F.S, Silva, L.F.S. (2018) “Prototipação de Aplicativos como Método de Aprendizagem na informática em Saúde: Um Relato de Experiência”. Em: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018).
Publicado
11/11/2019
BERARDI, Rita; KOZIEVITCH, Nádia; BIM, Silvia Amelia; AUCELI, Pedro. Oficina de Banco de Dados com Aprendizado Cinestésico para Meninas do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 345-354. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.345.