Implantação de um jogo educativo para auxiliar na compreensão do sistema de geração e distribuição de eletricidade
Resumo
O presente trabalho, apresenta os resultados da implantação do jogo educativo FazendaEléctron, em uma turma do 90 ano do ensino fundamental, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências da Natureza, abordando o conteúdo de matéria e energia, proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando proporcionar meios para que os alunos possam adquirir as habilidades de compreender os conceitos, físicos e técnicos, envolvidos no processo de geração e distribuição de eletricidade e, além disto, motivar os alunos a buscarem o conhecimento e a despertar neles a vontade de aprender.
Referências
Mattar, J. (2010). Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Moreira, M. A. (1999). Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU.
Moreira, M. A. (2012). O que é afinal aprendizagem significativa? UFRGS. Disponivel em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/oqueeafinal.pdf>. Acesso em: 2 Dezembro 2018.
Novak, J. (2017). Desenvolvimento de Games. Tradução da 2º edição Norte-Americana. ed. São Paulo: Cengage Learning.
Prensky, M. (2012). Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Tradução de Eric Yamagute. São Paulo: Senac São Paulo.
Sato, A. M. (2017). Ensinando produção sustentável de energia elétrica por meio de jogos didáticos em sala de aula. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC. Santo André, p. 65.
Silva, E. L. And Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª. ed. rev. atual - Florianópolis: UFSC.
Sousa, C. A. B. D. (2015). O jogo em jogo: a contribuição dos games no processo de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica) - UFPE. Recife:, p. 155.
Stiz, A. M. (2017). Utilização de jogos educativos como recurso no processo de ensino de ciências abordando tópicos de astrofísica. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - UNIR. Ji-Paraná, p. 115.