Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual

  • Herik Zednik UFRGS
  • Olga Takinami Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
  • Ronald Brasil Universidade do Estado do Ceará
  • Selma Bessa Sales Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Sibere Araujo Prefeitura Municipal de Fortaleza

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência com desenvolvimento de jogos por meio do programa Scratch, como estratégia didática para potencializar o aprendizado de crianças com Deficiência Intelectual (DI) que frequentam a sala de Atendimento Educacional Especializado. Durante a experiência, buscou-se desenvolver habilidades de atenção, concentração, percepção, coordenação motora fina e ampla por meio de jogos personalizados às necessidades específicas dos alunos. A experiência trouxe resultados positivos, que levam a inferir que o uso de jogos colabora com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com DI. A análise qualitativa mostrou também que os jogos podem ter um impacto emocional positivo para os alunos, por favorecerem atividades divertidas, atraentes e dinâmicas.

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Publicado
11/11/2019
ZEDNIK, Herik; TAKINAMI, Olga; BRASIL, Ronald; SALES, Selma Bessa; ARAUJO, Sibere. Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 394-403. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.394.