Aprendizagem baseada em jogos: experiência no ensino de Física

  • Isadora Nascimento Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Quezia Sousa Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Edicarlos Batista Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Messias Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


A Aprendizagem Baseada em Jogos desenvolveu uma reputação entre os educadores, sendo percebida como uma forma atrativa de aprendizagem suplementar, com potencial de proporcionar melhorias no processo educacional, abrangendo os diferentes níveis de ensino. Este artigo apresenta um relato de experiência quanto ao uso de jogos para o ensino da física. O estudo foi realizado entre estudantes do ensino médio para verificar o potencial deste recurso para implementar melhorias no ensino e aprendizagem. Ao fim do estudo, verificou-se boa aceitação das atividades pelo corpo discente, aumento de rendimento, bem como resultados positivos no que diz respeito a assimilação dos conteúdos e participação dos alunos.

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Publicado
11/11/2019
NASCIMENTO, Isadora; SOUSA, Quezia; BATISTA, Edicarlos; SANTOS, Messias; SILVA, Francisco. Aprendizagem baseada em jogos: experiência no ensino de Física. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 414-423. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.414.