Criação de aplicativo gamificado para o engajamento nas aulas de Educação Física

  • Fernanda Aparecida da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Maria D'Arienzo Universidade de Passo Fundo
  • Diego Parizotto Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Teixeira Universidade de Passo Fundo

Resumo


O artigo apresenta a concepção de um aplicativo gamificado para auxiliar o professores de educação física no processo de fomento do engajamento dos alunos com a prática da atividade física. Em um primeiro momento foi feita uma análise das técnicas de Gamificação, de que maneira podem ser utilizadas em um aplicativo e de que forma elas afetam a motivação dos usuários. Em um segundo momento, foi desenvolvido um aplicativo fazendo uso das técnicas de gamificação estudadas anteriormente. Tal processo permite sugerir que é possível engajar estudantes para a prática da atividade física por meio deste App gamificado.

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Publicado
11/11/2019
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SILVA, Fernanda Aparecida da; D'ARIENZO, Maria; PARIZOTTO, Diego; TEIXEIRA, Adriano. Criação de aplicativo gamificado para o engajamento nas aulas de Educação Física. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 434-442. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.434.