Criação de aplicativo gamificado para o engajamento nas aulas de Educação Física
Resumo
O artigo apresenta a concepção de um aplicativo gamificado para auxiliar o professores de educação física no processo de fomento do engajamento dos alunos com a prática da atividade física. Em um primeiro momento foi feita uma análise das técnicas de Gamificação, de que maneira podem ser utilizadas em um aplicativo e de que forma elas afetam a motivação dos usuários. Em um segundo momento, foi desenvolvido um aplicativo fazendo uso das técnicas de gamificação estudadas anteriormente. Tal processo permite sugerir que é possível engajar estudantes para a prática da atividade física por meio deste App gamificado.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. (2008). “Educação e tecnologias no Brasil e Portugal em três momentos de sua história.” Educação, Formação e Tecnologias, 1, 1-14.
BORGES, S. S.; REIS, H. M.; DURELLI, V. H. S.; BITTENCOURT, Ig I.; JAQUES, P. A.; ISOTANI, S.(2013) “Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático.” In: Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013), p. 234- 243. DOI: 10.5753/CBIE.SBIE.2013.234.
CETIC.BR. (2017) “Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017.” Disponivel em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_edu_2017_livro_eletronico.pdf . Acesso em: 29 de maio de 2019.
DE LISI, R., WOLFORD, J. L. (2002). “Improving chidren’s mental rotation accuracy with computer game playing.” J. Genetic Psychol., 136, 272-282.
FALKEMBACH, G. A. M. (2006). “Desenvolvimento de Jogos Educativos Digitais utilizando a Ferramenta de Autoria Multimídia: um estudo de caso com o ToolBook Instructor.” Novas Tecnol. Educ., 4, 1-10.
FARDO, M. L. (2013) “A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem.” 2013. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.
KAPP, K. M. (2012) “The Gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education.” Pfeiffer. Hoboken, NJ.
VIANNA, Y., VIANNA, M., MEDINA, B. e TANAKA, S. (2013) “Gamification, Inc: Como reinventar empresas a partir de jogos.” MJV Press, Rio de Janeiro.