Desenvolvimento e aplicação de práticas desplugadas para o ensino de Redes de Computadores

  • Alejandro Melgaço Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Josualdo Dias Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma pesquisa participante em que a Computação Desplugada foi utilizada como estratégia para o ensino lúdico e significativo de Redes de Computadores. Para isto, foram elaborados objetos de aprendizagem desplugados, e esses foram aplicados junto aos discentes matriculados no curso Técnico em Informática (TI) de uma instituição de ensino brasileira. Com base em uma análise interpretativa, foi evidenciado que os objetos de aprendizagem desplugados promovem o ensino lúdico e significativo de Redes de Computadores.

Referências

Becker, Fernando. O que é construtivismo. Revista de educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, 1992.

Bell, Tim et al. Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG, 2011.

Cantú, Evandro et al. Elementos para o fortalecimento da mediação docente na educação tecnológica: aplicação no ensino-aprendizagem de redes de computadores. 2005.

Cantú, Evandro; Farines, Jean Marie. Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores: Em Busca de uma Abordagem Metodológica Adaptada à Era da Internet. In: Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC2002), Workshop de Ensino de Informática (WEI). 2002.

Cs Unplugged, How do I teach CS Unplugged?. 2019. Disponível em: https://csunplugged.org/en/how-do-i-teach-cs-unplugged/. Acessado em: 03 Jun. 2019.

De Pádua, Gelson Luiz Daldegan. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV| 1º Semestre de, n. 2, p. 22-35, 2009.

Dohme, Vania D.'Angelo. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vozes, 2003.

Ferreira, Ana Carolina et al. Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de Computação desplugada na educação básica. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 256.

Godoy, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

Gonçalves, Dimas Antônio Silveira et al. Relato de experiência de alunos do curso de Licenciatura em Computação do IFMG-campus Ouro Branco na utilização de objetos de aprendizagem desplugados e do Scratch como instrumentos no ensino de programação. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013.

Jonassen, David. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, v. 16, n. 70, 2008.

Niemann, Flávia de Andrade; Brandoli, Fernanda. Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

Piaget, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Studying teaching, 1972.

Prodanov, Cleber Cristiano; De freitas, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

Vieira, Anacilia; Passos, Odette; Barreto, Raimundo. Um relato de experiência do uso da técnica Computação desplugada. Anais do XXI WEI, p. 670-679, 2013.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MELGAÇO, Alejandro; DIAS, Josualdo. Desenvolvimento e aplicação de práticas desplugadas para o ensino de Redes de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 481-490. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.481.