Principais Desafios para a Inclusão dos Docentes da Rede Pública no Contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação
Resumo
Atualmente, o crescente avanço tecnológico tem exigido uma nova realidade de conhecimento e informação. Porém, seguir tais mudanças tem sido uma tarefa muito árdua para a maioria das pessoas, sobretudo, para os docentes da rede pública com muitos anos de formação. Este estudo apresenta uma pesquisa com um grupo de professores do Ensino Fundamental da rede pública da Escola Municipal Luís Pedro de Carvalho, no município de Inhuma – PI. Os resultados demonstram as dificuldades enfrentadas quanto ao uso dos recursos tecnológicos em sala de sala, tornando-se um desafio a utilização desses recursos nas práticas pedagógicas dos docentes.
Referências
Faria, E. (2004). O professor e as novas tecnologias. Florianópolis.
Ferreira, M. (2014). Novas tecnologias na sala de aula. Paraíba.
Jordão, T. C. (2010). Recursos digitais de aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação ano1, (1).
Moran, J. M. (2004). Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista diálogo educacional, 4(12), 1-9.
Oliveira, A. (2007). O uso das tecnologias digitais na modificação da prática educativa escolar. Maceió.
Peña, M. D. L. D. J. (2004). Ambientes de aprendizagem virtual: O desafio á prática docentes. S/D.
Santos, G., Maffezzolli, A. P., & Galvão, A. (2017). O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação-TIC na Formação Inicial de Professores de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Itaituba/Pará. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 855).
Silva, A. A., Nunes, A. C., Barbosa, J. F. S., de Oliveira Garcia, L. L., dos Santos, L. S., de Albuquerque, N. L. B., & de Assis, T. (2018). Informática Aplicada à Educação Básica nas Escolas Públicas: Formação de Educadores de Penedo/AL para o Uso das TDIC. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 24, No. 1, p. 588).
Valente, J. A. (2005). Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel.