Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos
Resumo
Observada as dificuldades dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa (interpretação textual) e Matemática (raciocínio lógico). Este artigo apresenta uma abordagem lúdica e dinâmica no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, combinando os conceitos de Ciência da Computação, atividades Desplugadas e Histórias em Quadrinhos. Avaliou-se a influência desta abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental, durante 9 encontros semanais de 50 minutos (cada). Os resultados evidenciaram melhor desempenho dos alunos nas disciplinas mencionadas, após intervenção da abordagem Desplugada com as HQs.
Referências
Blikstein, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. Disponível em <http://www.blikstein.com/paulo/documents/online/ol_pensamento_computacional.html >, Acessado em: 10 Jul 2017
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum. mec.gov.br >. Acesso em: abr.2018
Brackmann, C. P., Roman-Gonzalez, M., Robles, G., Moreno-Leon, J., Casali, A., and Barone, D. (2017b). Development of computational thinking skills through unplugged activities in primary school. In Proceedings of the 12th Workshop on Primary and Secondary Computing Education, pages 65–72. ACM.
Carvalho, J.. (2009). Trabalhando com quadrinhos em sala de aula. CECIERJ – Educação Pública. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0116.html. Acessado em: 10 Jul 2017
Cronbach, L J. Coefficient Alpha and the internal structure of tests. Psychometrika 16:297-334, 1951.
Gadotti, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2000.
Csizmadia, A.; Curzon, P.; Dorling, M.; Humphreys, S.; Thomas Ng; Selby, C.; Woollard, J.. (2015). Computational thinking: a guide for teachers. Computing At School. Disponível em: <http://community.computingatschool.org.uk/files/6695/origin al.pdf>.
Guarda, G. F. and Goulart, I. F. (2018) "Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente" VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018).
IDEB. Resultados E Metas (2018). Disponível em:<http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=4353105> Acessado em: 20 Set 2018 578
Landis, J. R., and Koch, G. G. (1977) The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics. 33:159.
Machado, E. Z. A., Vasconcelos, I. R., Amorim, K. M., Andrade, A. M. S.; Barreto, L. P. and Santos, D. A. . “Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talento sem Computação”. In: XVIII Workshop sobre Educação em Computação, 2010, Belo Horizonte. Anais do XXX CSBC, 2010.
MEC/INEP. Anuário Brasileiro da Educação Básica / Todos pela Educação., (2017). Editora Moderna. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1545/anuario-brasileiro-da-educacaobasica-2016/>.
Pinheiro, J. I. D.; Cunha, S. B.; Carvajal, S. R.; Gomes, G. C. Estatística Básica: A arte de trabalhar com dados. 2ª edição - Rio de Janeiro: Editora Campus ELSEVIER (2015). 360p.
Pires, F., Duarte, J. C., Pessoa, L., Pereira, K. S., Ferreira, R. and Freitas, R. (2018). "Uma análise cognitiva entre a emergência de padrões em narrativas infantis e elementos do Pensamento Computacional". VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018).
Santos, C. G. (2019) Estratégias Para Implantação E Avaliação De Um Método Educacional Desplugado Com Histórias Em Quadrinhos Para O Ensino E Aprendizagem Associados Ao Desenvolvimento Do Pensamento Computacional Com Alunos Do Ensino Fundamental.. 2019. Dissertação de mestrado (PROCC) - (UFS) Universidade de Sergipe.
Silva, L. S. and Cavalcante, E. R. (2018)."Avaliaçao do Estado de Fluxo e do Aprendizado em Atividades Desplugadas no Ensino do Pensamento Computacional com Estudantes do Ensino Medio". VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018).
Shapiro, S. L., Oman, D., Thoresen, C. E., Plante, T. G., and Flinders, T. (2008). Cultiva-ting Mindfulness : Effects on Well-Being. 64(7):840–862.
Souza, J. S. and Lopes, A. S. B. (2018). "Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da OBI e computação desplugada". VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018).
Takahashi, M.; Azuma, S.; trend-pro co., LTD. Guia Mangá de Banco de Dados. 1o ed. Tokyo, Japão: Novatec, 2009.
Wing, J. M. Computational Thinking: What and Why? (2010). Disponível em: <http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf>. Acesso em: 23 Nov 2015.
Yagci, M. (2018) A valid and reliable tool for examining computational thinking skills. Disponível em: <https://link-springer-com.ez20.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s10639-018-9801-8>.Acessado em: 20 Set 2018