Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos

  • Cicero Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes Universidade Federal de Sergipe

Resumo


Observada as dificuldades dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa (interpretação textual) e Matemática (raciocínio lógico). Este artigo apresenta uma abordagem lúdica e dinâmica no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, combinando os conceitos de Ciência da Computação, atividades Desplugadas e Histórias em Quadrinhos. Avaliou-se a influência desta abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental, durante 9 encontros semanais de 50 minutos (cada). Os resultados evidenciaram melhor desempenho dos alunos nas disciplinas mencionadas, após intervenção da abordagem Desplugada com as HQs.

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Publicado
11/11/2019
SANTOS, Cicero; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 570-579. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.570.