Análise da utilização da plataforma Khan Academy para a educação matemática
Resumo
A integração de tecnologias digitais na educação associada ao ensino da matemática é uma crescente cada vez mais forte. A plataforma de aulas Khan Academy é um exemplo das muitas ferramentas que podem ser usadas com esse objetivo. Com fins de analisar detalhes sobre como ela vem sendo utilizada para melhorar a educação matemática, nos propusemos a investigar, por meio de revisão sistemática da literatura, informações sobre seu uso. Com resultados positivos em todos os estudos analisados, o uso da Khan Academy mostra-se viável e com potencial de alcançar simultaneamente a integração de tecnologias digitais na educação e a melhoria nas estratégias de ensino da matemática.
Referências
Gil, A, C. (2002). “Como elaborar projetos de pesquisa”, Atlas, São Paulo.
Khan, Salman. (2013) “Um mundo, uma escola: a educação reinventada”, Intrínseca. Rio de Janeiro.
Melo, E. M.; Costa, C. J. N.; Maia, D. L. (2017). Recursos educativos digitais para Educação Matemática: um levantamento para dispositivos móveis. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017, Mamanguape/PB. (Anais do Ctrl+E 2017), p. 916-925.
OCDE. (2016). “Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los? “, Paris: OECD Publishing.
Oliveira, C. C.; Costa, J. W. da; Moreira, M. (2001). “Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo”, 1ed. Papirus, - (Coleção Prática Pedagógica), Campinas/SP.
Centre for Reviews and Dissemination. (2009). “Systematic Reviews. CRD’s guidance for undertaking reviews in health care”, https://bit.ly/2Q0pjBy, Junho, 2019.
Valente, J.A. (Org.) (2000). “O computador na sociedade do conhecimento”. MEC, Brasília.
Wiley, D. A. (2008). “Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy”. Logan: Utah State University.