Uma experiência mão na massa de construção de alarme móvel com Arduino Uno como mobilizadora de competências

  • Armando Foscarin Universidade de Passo Fundo
  • Caroline da Silva Furini Universidade de Passo Fundo
  • Évora Nirvana Gomes Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Teixeira Universidade de Passo Fundo

Resumo


Este artigo apresenta a vivência de uma oficina de construção de um Alarme com Arduino Uno, em um Laboratório de Aprendizagem Criativa, denominado de X. A mesma estruturou-se sobre as habilidades e premissas do movimento Maker, tendo a possibilidade de criação através da experiência mão na massa. Buscou-se detalhar a oficina e refletir sobre as contribuições dessa experiência aos estudantes e ao processo de estruturação de novos conceitos e consequentes aprendizados, reconhecendo, igualmente, o que pode ser aperfeiçoado nas próximas oficinas.

Referências

Uma Escola de Educação Básica. In: Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017). Recife: SBC, 2017. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7248

PORVIR. O aprendizado que passa pelas mãos. Disponível em: http://porvir.org/especiais/maonamassa/ . Acesso em: 10 jul. 2019.

SAMAGAIA, Rafaela; Neto, Demétrio Delizoicov. Educação científica informal no movimento “Maker”. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0211-1.PDF
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
FOSCARIN, Armando; FURINI, Caroline da Silva; GOMES, Évora Nirvana; TEIXEIRA, Adriano. Uma experiência mão na massa de construção de alarme móvel com Arduino Uno como mobilizadora de competências. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 608-617. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.608.