Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

  • Lucas Mendes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Nicolas Amorim Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Resumo


Existe um grande esforço em utilizar recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação dentro do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o uso da plataforma de gerenciamento de aprendizagem online Google Classroom pode contribuir para a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem colaborativa Flipped Classroom. Realizou-se um estudo de caso, cujos dados foram obtidos através de observações participantes e de um questionário eletrônico disponibilizado aos alunos. Com os dados obtidos por meio das observações e do questionário, foi possível constatar que a metodologia Flipped Classroom foi bem aceita pelos alunos e que o uso da plataforma web Google Classroom potencializou a interação e colaboração entre os mesmos.

Referências

Araujo, I. S. and Mazur, E. (2013). Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. In Caderno Brasileiro de Ensino de Física, pages 362-384.

Freire, P. (2016). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 53ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

Gianotto, D. E. P. and Diniz, R. E. da S. (2010). Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. In Ciência & Educação, pages 631-648.

Kenski, V. M. (2015) Educação e Tecnologias: o Novo Ritmo da Informação, Campinas, SP: Papirus, 2015.

Sampieri, R. H., Collado, C. H., and Lucio, P. B. (2006). Metodologia de pesquisa. 3ª ed. F. C. Murad (Trad.). São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Schmitz, E. X. da S. (2016). Sala de Aula Invertida: Uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

Schneiders, L. A. (2018). O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Univates, 2018. 19 p.

Souza, A. and Souza, F. (2016) Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de aplicação no ensino médio. 2016. 27 f. TCC (Graduação), Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Rio Tinto, 2016.

Tecnologia Inovadora (2015). Revista Ensinoinovativo. São Paulo, volume especial, 2015.

Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. In Educar em revista [online] pages 79-97.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MENDES, Lucas; AMORIM, Nicolas. Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 647-656. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.647.