Experiência com gamificação: Uma abordagem aplicada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle

  • Thiago M. Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Leonardo Soares Universidade de Pernambuco
  • Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Barbosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Higor Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Gabriel Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


Este artigo resume o aprofundamento de uma pesquisa no âmbito educacional, analisando o impacto da gamificação atrelada a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Teve como objetivo geral, investigar os benefícios e desafios das estratégias de gamificação, visando medir o engajamento de estudantes pelo aprendizado. Foi desenvolvida uma oficina dividida em 5 fases de exercícios que abordam a própria gamificação como objeto de estudo, utilizando seus próprios métodos, causando uma função metalinguística que é autoexplicativa. Nos resultados da pesquisa foram apresentados alguns dados relevantes sobre os comportamentos que a gamificação causou nos indivíduos que participaram da oficina.

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Publicado
11/11/2019
SILVA, Thiago M.; SOARES, Leonardo; OLIVEIRA, Katyeudo Karlos de Sousa; BARBOSA, Rafael; SANTOS, Higor; ALVES, Gabriel. Experiência com gamificação: Uma abordagem aplicada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 677-686. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.677.