Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: um estudo de caso no ensino médio de escola pública

  • Geisiane Souza Matos Universidade Federal do Pará
  • Sara Silva Universidade Federal do Pará
  • Fabiola Araújo Universidade Federal do Pará
  • Yomara Pires Universidade Federal do Pará
  • Marcos Seruffo Universidade Federal do Pará

Resumo


Este artigo descreve as ações de um relato de experiência que foi realizado com alunas do ensino médio de escola pública do município de Inhangapi (Nordeste do Pará), com o objetivo de aproximá-las das tecnologias que fazem parte das áreas da Computação. Consiste em apresentar uma metodologia de ensino da lógica de programação por intermédio do desenvolvimento de jogos educativos na ferramenta Construct 2. Após a análise dos questionários pré e pós-projeto foi identificada uma influência perceptível com um aumento de 40% no interesse em conhecer graduações em áreas da Computação e um expressivo aumento das alunas em desejar aprender mais sobre desenvolvimento de jogos e lógica de programação.

Referências

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. (2017). A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho. Sistema de Pesquisa de emprego e desemprego. 2017.

Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística - IBGE. (2019). Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em maio, 2019.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP. (2019). Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio>. Acesso em maio, 2019.

CSBC-Wit. (2014). WIT – Women in Information Technology. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2014. Disponível em: <http://csbc2014.cic.unb.br/index.php/wit>. Acesso em abril, 2019.

Ribas, E., Bianco, G. D., e Lahm, R. A. (2016). Um curso de programação a distância com metodologias ativas e análise de aprendizagem por métricas de software. ´ RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação.

Leal, Alexis Vinícius de Aquino. Ensino de programação de computadores no ensino médio integrado [manuscrito]: uma abordagem utilizando padrões e jogos com materiais concretos / Alexis Vinícius de Aquino Leal - 2014.

Programa Meninas Digitais. (2019). Disponível em:<http://meninas.sbc.org.br/>. Acesso em julho, 2019.

Ramos, Nadja. Et al. (2015). Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio: Relato de uma Experiência. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2015/040.pdf >. Acesso em julho, 2019.

Coutinho, E. F., Bonates, M. F., Moreira, L. O. (2018). Relato sobre o Uso de uma Ferramenta de Desenvolvimento de Jogos para o Ensino Introdutório de Lógica de Programação. In VII CBIE - Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Bonfim, C. J. L., Martins, A. B. N., Mombach, J. G., Sousa, J. K. L. (2018). Desenvolvimento de Aplicativos Móveis por Meninas: Uma Abordagem Participativa. In VII CBIE- Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Resnick, M. Mother’s Day, Warrior Cats, and Digital Fluency: loriesfrom the Scratch online Community. In: Conference Constructionism: Theory, Pratice and Impact, 2012.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MATOS, Geisiane Souza; SILVA, Sara; ARAÚJO, Fabiola; PIRES, Yomara; SERUFFO, Marcos. Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: um estudo de caso no ensino médio de escola pública. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 715-724. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.715.