Programação em Scratch na Sala de Aula: investigações sobre a construção do conceito de ângulo

  • Kátia Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcus Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Este artigo descreve uma investigação sobre o uso do Scratch na construção do conceito de ângulo, atendendo à questão de pesquisa: Quais as primeiras noções dos alunos em relação ao conceito de ângulo em atividades de programação no Scratch? Apresenta um estudo de caráter qualitativo, caracterizado como um estudo de casos múltiplos, realizado com 16 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de São Leopoldo. O aporte teórico está fundamentado nos estudos de Papert e de Gérard Vergnaud. Os resultados apontam possibilidades do software como um instrumento que auxilia na compreensão do conceito de ângulo diante das diversas situações em que o sujeito manipula o Scratch.

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Publicado
11/11/2019
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ROCHA, Kátia; BASSO, Marcus. Programação em Scratch na Sala de Aula: investigações sobre a construção do conceito de ângulo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 725-734. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.725.