Avaliação de Ferramentas para Ensino de Programação para Crianças e Adolescentes

  • Renata Pontes Universidade Federal de Campina Grande
  • Jaindson Santana Instituto Federal da Paraíba
  • Mirko Perkusich Universidade Federal de Campina Grande
  • Anderson Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Vitor Gomes Instituto Federal da Paraíba
  • Moisés Simões Instituto Federal da Paraíba
  • Carlos Avelino da Camelo Instituto Federal da Paraíba

Resumo


Diversas ferramentas estão disponíveis para o ensino de programação de computadores e do Pensamento Computacional (PC), porém, um desafio é definir quais serão utilizadas para ensinar crianças ou adolescentes. O objetivo deste artigo é comparar as ferramentas Scratch e Stencyl quanto a sua eficácia no ensino do PC. Para tal, foi realizado um estudo de caso com turmas compostas por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para cada turma, unidades instrucionais similares foram planejadas e executadas, cada, utilizou uma das ferramentas sob análise. As habilidades do PC, durante o estudo, foram mensuradas com base no Bebras Challenge. Como resultado, percebeu-se uma similaridade na evolução das turmas e, portanto, da eficácia das ferramentas, mesmo se percebendo uma leve vantagem da ferramenta Scratch, em termos de uma curva de aprendizado e de tempo para o alcance dos objetivos esperados.

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Publicado
11/11/2019
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PONTES, Renata; SANTANA, Jaindson; PERKUSICH, Mirko; BARBOSA, Anderson; GOMES, Vitor; SIMÕES, Moisés; CAMELO, Carlos Avelino da. Avaliação de Ferramentas para Ensino de Programação para Crianças e Adolescentes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 744-752. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.744.