Estimulando o pensamento computacional em alunos do ensino médio com o uso do Scratch for Arduino

  • Alan Silva IFTO
  • Ramásio Ferreira de Melo IFTO
  • Rogério Pereira de Sousa IFTO
  • Karoline Nascimento IFTO

Resumo


O pensamento computacional apresenta-se como uma habilidade necessária para a sociedade, dessa forma, este trabalho aborda uma pesquisa-ação com intuito de analisar as contribuições do curso de S4A. Para o desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública. Buscando desenvolver o cognitivo, raciocínio lógico, crescimento individual e coletivo. Nas aulas, os conteúdos foram trabalhos em conformidade aos princípios do pensamento computacional, assim, os resultados se mostram satisfatórios, foi possível torná-los mais criativos, produtivos, inventivos e conhecedores do quão a computação é importantes para vida dos homens.

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Publicado
11/11/2019
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SILVA, Alan; MELO, Ramásio Ferreira de; SOUSA, Rogério Pereira de; NASCIMENTO, Karoline. Estimulando o pensamento computacional em alunos do ensino médio com o uso do Scratch for Arduino. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 783-791. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.783.