Google Sala de Aula como interface de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no Ensino Superior

  • Ivana M. Costa Universidade Federal do Pará
  • Francisco N. G. Mandú Universidade Federal do Pará
  • Clalber C. da Costa Universidade Federal do Pará
  • Alcy F. Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Danielle Couto Universidade Federal do Pará

Resumo


Na busca por metodologias para melhor atender à formação de estudantes do Ensino Superior da Química, uma das abordagens pedagógicas mais promissoras atualmente é ABP. O objetivo geral deste trabalho foi planejar, implantar e avaliar a abordagem ABP utilizando o Google Sala de Aula em uma turma de Ensino Superior. A maioria dos participantes relataram que se sentiram mais motivados e que o rodízio entre os perfis na ABP produziu trabalho em equipe mais colaborativo. Concluímos que uma abordagem diferente para o ensino superior e uma melhor utilização das tecnologias educacionais podem ajudar professores a aumentar a sua eficácia com um corpo discente diversificado.

Referências

Almeida, M.E.B; Valente, J.A. (2012). Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, 12(3), 57-82. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acessado em agosto de 2018. 800

Bates, T. (2016). Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem / A. W. (Tony) Bates. São Paulo: Artesanato Educacional, SP, 2016.

Cruz, M.E.B.; Batinga, V. T. S. (2017) In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Finco-Maidame, G. e Mesquita, M. J. M. (2017) In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Freitas, A. P.; Campos, A. F. (2017). In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Mateus, A.J.F.; Orvalho, J.G. (2004). Blended-learning e aprendizagem colaborativa no ensino superior. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 2004.

Ribeiro, L. R. C. (2010) Aprendizagem Baseada em Problemas PBL uma experiência no Ensino Superior. Ed. UFSCar, São Carlos, 2010.

Rikers, R. M. L. P.; Bruim, A. B. H. (2006). Adv. Health Sci. Educ. 2006, 11, 315.

Rojas, A. e Joglar, C. (2017) In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Santos, M.L.C.; Bottechia, J.A.A. (2017). In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Schihel, E.P.; Gasparini, I. (2017). Modelos de ensino híbrido: um mapeamento sistemático da literatura. Simpósio brasileiro de informática na educação (SBIE), Joinville, SC, v. 1, p. 1-10, 2017.

Schihel, E.P.; Gasparini, I. (2016). Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. CINTED-UFRGS, Joinville, SC, v. 14, n. 2, 2016.

Souza, C.A.; Morales, O.E.T. (2013). Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Coleção Mídias Contemporâneas: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p.15-33. Disponível http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acessado em agosto de 2018.

Thiollent, M.; Araujo F.T.; Soares, R.L.S. (2000) (coord.). Metodologia e experiências em projetos de extensão. Niterói-RJ: Eduff, 2000, 340 p.

Zanotto, M.A.C; Bianchi, P.C.F.; Silva, A.P.R.; Reali, A.M.M.R. (2014). Hibridização do ensino em uma IES: delineamento de ações pedagógicas para adoção de 20% a distância em cursos de graduação presenciais. In: II Simpósio Internacional de Educação a Distância e o II Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014, São Carlos – SP. Anais do II SIED:EnPEd 2014. 801
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Ivana M.; MANDÚ, Francisco N. G.; COSTA, Clalber C. da; RIBEIRO, Alcy F.; COUTO, Danielle. Google Sala de Aula como interface de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no Ensino Superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 792-801. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.792.