Formação de Professores na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência visual: relato de experiência com elementos de gamificação.
Resumo
A inclusão de alunos com deficiência na escola se tornou um desafio para a maioria delas. Acreditando que este processo inclusivo perpassa pela formação dos professores e que esta formação precisa acontecer de forma significativa e envolvente é que foi desenvolvida uma ação em formato de oficina em uma escola pública estadual do Rio Grande do Norte. Com o objetivo de sensibilizar e motivar o corpo docente para o desenvolvimento de práticas e atitudes inclusivas em contexto escolar, a oficina foi ministrada em três etapas envolvendo elementos da gamificação e utilizando o celular como dispositivo de coleta de conhecimentos prévios dos participantes.
Referências
BRASIL. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em 06 de junho de 2019.
DEMO, P. Educação pelo avesso: assistência como direito e como problema. São Paulo: Cortez, 2000.
KAPP, K. M. The Gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer. Hoboken, NJ. 2012.
LIMA, S. V. A Importância da Motivação no Processo de Aprendizagem. 2008. Disponível em: <http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-motivacao-no-processo-de-aprendizagem-341600.html> Acesso em: 20 Mai. 2019
NEVES, Libéria Rodrigues, SANTIAGO, Ana Lydia B. – O uso dos Jogos Teatrais na Educação, Campinas, SP: Papirus, 2009.
PERRENOUD, Philippe. A ambigüidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, do mesmo autor. Porto Alegre: Artmed Ed, 2001, p. 135-193.