Robótica de Portas Abertas: disseminando o conhecimento da Robótica Educacional para escolas da rede pública da Paraíba

  • Jarles Gomes Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Jaian Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Verônica Araujo Universidade Estadual da Paraíba

Resumo


Este trabalho relata as primeiras experiências do projeto intitulado Robótica de Portas Abertas, que busca disseminar o conhecimento acerca da Robótica Educacional a instituições de ensino que possuem material pedagógico como kits de empresas especializadas, porém não fazem uso do mesmo. Nessa primeira fase do projeto, duas escolas receberam formação, com objetivo de apresentar os kits para professores e alunos, através de atividades práticas que buscaram engajar docentes e discentes no uso da robótica como ferramenta pedagógica. O estudo permitiu às escolas conhecer possibilidades para integrar a robótica ao currículo, usando o material pedagógico disponível na instituição, contribuindo para que o ensino possa se tornar mais dinâmico e motivador para o aluno.

Referências

Almeida, M. E. B., Valente, J. A. (2011). Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?. São Paulo: Paulus.

Andrade, F. O., Nunes, A. K. F., Lima, E. S. (2016). A contribuição da Robótica Educacional para o uso de Metodologias Ativas no Ensino Médio. In: 7º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação.

Caitano, A., Azevêdo, E. (2016). Oficina de Robótica Pedagógica Livre: um instrumento de multidisciplinaridade. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl + e).

Chitolina, R. F., Noronha, F. P. T., Backes, L. (2016). A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Educação, Formação & Tecnologias, 9(2).

Fischer Brasil (2019). Fischertechnik. Disponível em: <http://www.fischerbrasil.com.br/Home/Empresa/Empresas-do-Grupo/fischertechnik.aspx>.

Machado, A., Câmara, J., Willians, V. (2018). Robótica Educacional: Desenvolvendo Competências para o Século XXI. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E).

Meireles, J. C., Mafra, J. R. S. (2016). A robótica como técnica de aprimoramento no ensino da Matemática no Quilombo de Peafú – Monte Alegre/Pará. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).

Oliveira, E. S., Lins, A. F. (2013). Um breve prognóstico do uso da Robótica Educativa na prática educacional de professores discentes do Mestrado MECM-UEPB. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM).

Paraíba (2013). Governo entrega Laboratórios de Robótica a 150 escolas estaduais. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/governo-entrega-laboratorios-de-robotica-a-150-escolas-estaduais/>.

Paraíba (2016). Olimpíada Brasileira de Robótica prorroga inscrições para a modalidade prática até o dia 20 de maio. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/olimpiadabrasileira-de-robotica-prorroga-inscricoes-para-amodalidade-pratica-ate-o-dia-20-demaio/>.

Paraíba (2016). Governo do Estado Realiza Primeira Competição Paraibana de Robótica.

Governo da Paraíba. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/governo-doestadorealiza-primeira-competicao-paraibana-de-robotica/>.

Quintanilha, L. (2008). Irresistível robô. ARede, 3(34).

Santos, J. T. G., Lima, J. F. S. (2018). Robótica Educacional e Construcionismo como proposta metodológica para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa. Novas Tecnologias na Educação, 16(2).

Santos, L. M., Basso, S. J. L., Freitas, L. K. M., Tieppo, T. A. M. (2018). Ensinando Programação e Robótica para o Ensino Fundamental. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E).

Vargas, M. N., Menezes, A. G. C., Massaro, C. M., Gonçalves, T. M. (2012). Utilização da Robótica Educacional como ferramenta lúdica de aprendizagem na Engenharia de Produção: introdução à produção automatizada. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE).
Publicado
11/11/2019
SANTOS, Jarles Gomes; SANTOS, Jaian; ARAUJO, Verônica. Robótica de Portas Abertas: disseminando o conhecimento da Robótica Educacional para escolas da rede pública da Paraíba. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 839-848. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.839.