Robótica de Portas Abertas: disseminando o conhecimento da Robótica Educacional para escolas da rede pública da Paraíba

  • Jarles Gomes Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Jaian Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Verônica Araujo Universidade Estadual da Paraíba

Abstract


This paper reports the first experiences of the project entitled Robótica de Portas Abertas, which seeks to disseminate knowledge about Educational Robotics to schools that have pedagogical material as kits of specialized companies, but do not use. In this first part of the project, two schools received training. The kits were presented to teachers and students through practical activities that sought to engage teachers and students in the use of robotics as a pedagogical tool. The study allowed schools to know possibilities for integrating robotics into the school curriculum, using the available robotics kits at the school, contributing to the teaching can become more dynamic and motivating for the student.

References

Almeida, M. E. B., Valente, J. A. (2011). Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?. São Paulo: Paulus.

Andrade, F. O., Nunes, A. K. F., Lima, E. S. (2016). A contribuição da Robótica Educacional para o uso de Metodologias Ativas no Ensino Médio. In: 7º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação.

Caitano, A., Azevêdo, E. (2016). Oficina de Robótica Pedagógica Livre: um instrumento de multidisciplinaridade. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl + e).

Chitolina, R. F., Noronha, F. P. T., Backes, L. (2016). A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Educação, Formação & Tecnologias, 9(2).

Fischer Brasil (2019). Fischertechnik. Disponível em: <http://www.fischerbrasil.com.br/Home/Empresa/Empresas-do-Grupo/fischertechnik.aspx>.

Machado, A., Câmara, J., Willians, V. (2018). Robótica Educacional: Desenvolvendo Competências para o Século XXI. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E).

Meireles, J. C., Mafra, J. R. S. (2016). A robótica como técnica de aprimoramento no ensino da Matemática no Quilombo de Peafú – Monte Alegre/Pará. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).

Oliveira, E. S., Lins, A. F. (2013). Um breve prognóstico do uso da Robótica Educativa na prática educacional de professores discentes do Mestrado MECM-UEPB. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM).

Paraíba (2013). Governo entrega Laboratórios de Robótica a 150 escolas estaduais. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/governo-entrega-laboratorios-de-robotica-a-150-escolas-estaduais/>.

Paraíba (2016). Olimpíada Brasileira de Robótica prorroga inscrições para a modalidade prática até o dia 20 de maio. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/olimpiadabrasileira-de-robotica-prorroga-inscricoes-para-amodalidade-pratica-ate-o-dia-20-demaio/>.

Paraíba (2016). Governo do Estado Realiza Primeira Competição Paraibana de Robótica.

Governo da Paraíba. Disponível em: <http://paraiba.pb.gov.br/governo-doestadorealiza-primeira-competicao-paraibana-de-robotica/>.

Quintanilha, L. (2008). Irresistível robô. ARede, 3(34).

Santos, J. T. G., Lima, J. F. S. (2018). Robótica Educacional e Construcionismo como proposta metodológica para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa. Novas Tecnologias na Educação, 16(2).

Santos, L. M., Basso, S. J. L., Freitas, L. K. M., Tieppo, T. A. M. (2018). Ensinando Programação e Robótica para o Ensino Fundamental. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E).

Vargas, M. N., Menezes, A. G. C., Massaro, C. M., Gonçalves, T. M. (2012). Utilização da Robótica Educacional como ferramenta lúdica de aprendizagem na Engenharia de Produção: introdução à produção automatizada. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE).
Published
2019-11-11
SANTOS, Jarles Gomes; SANTOS, Jaian; ARAUJO, Verônica. Robótica de Portas Abertas: disseminando o conhecimento da Robótica Educacional para escolas da rede pública da Paraíba. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 839-848. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.839.