Análise dos motivos para o desuso de recursos computacionais por professores de escolas públicas

  • Gustavo Batista Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana Damasceno Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


Os computadores são raramente usados em salas de aula de escolas públicas no Brasil. Vários são os estudos que identificam os motivos deste desuso, mas a Paraíba carece de estudos nesta área. Este trabalho relata a aplicação de um survey aplicado para 120 professores de três cidades de escolas públicas do interior da Paraíba. Constatou-se que a infraestrutura das escolas é associada à autoeficácia do professor, assim como a conscientização é associada à autoeficácia do professor quando a infraestrutura da escola é baixa. Adicionalmente, as escolas possuem grande carência em relação à infraestrutura computacional oferecida para os professores.

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Publicado
11/11/2019
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BATISTA, Gustavo; DAMASCENO, Adriana. Análise dos motivos para o desuso de recursos computacionais por professores de escolas públicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 859-868. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.859.