Análise dos motivos para o desuso de recursos computacionais por professores de escolas públicas
Resumo
Os computadores são raramente usados em salas de aula de escolas públicas no Brasil. Vários são os estudos que identificam os motivos deste desuso, mas a Paraíba carece de estudos nesta área. Este trabalho relata a aplicação de um survey aplicado para 120 professores de três cidades de escolas públicas do interior da Paraíba. Constatou-se que a infraestrutura das escolas é associada à autoeficácia do professor, assim como a conscientização é associada à autoeficácia do professor quando a infraestrutura da escola é baixa. Adicionalmente, as escolas possuem grande carência em relação à infraestrutura computacional oferecida para os professores.
Referências
Bandura, A. (2010). Self-efficacy. The Corsini encyclopedia of psychology, pages 1–3.
Blackwell, C. K., Lauricella, A. R., Wartella, E., Robb, M., and Schomburg, R. (2013). Adoption and use of technology in early education: The interplay of extrinsic barriers and teacher attitudes. Computers and Education, 69:310–319.
Buabeng-Andoh, C. (2012). Factors influencing teachersâ adoption and integration of information and communication technology into teaching: A review of the literature. International Journal of Education and Development using ICT, 8(1).
Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.
Damasceno, A., Diniz, A., Lopes, M., and Albuquerque, R. (2014). Uso dos computadores nas escolas públicas do alto sert˜ao da paraíba. In Anais doWorkshop de Informática na Escola, volume 20, page 595.
Damasceno, A., Fernandes, ´I., Moreira, F., Santos, T., and Alvino, C. (2011). Inclusao digital na cidade de pombal. In Workshop sobre Educação em Computaçao (WEI), pages 1689–1698.
Damasceno, A. C., Lopes, M., Andrade, R., Nóbrega, S., and Almeida, I. (2016). Describing computer usage in public schools of paraíba. Brazilian Journal of Computers in Education, 24(3):47.
do Nascimento, K. A. S., de Lima, M. S. S., Freire, R. S., and Filho, J. A. d. C. (2011). Um olhar sobre as atividades dos laboratórios de informática educativa das escolas municipais de Fortaleza. In Workshop de Informática na Educação (WIE), pages 1256 – 1263.
Ertmer, P. A., Ottenbreit-Leftwich, A. T., Sadik, O., Sendurur, E., and Sendurur, P. (2012). Teacher beliefs and technology integration practices: A critical relationship. Computers and Education, 59(2):423–435.
GOMES, L. and MOITA, F. O. (2016). uso do laboratório de informática educacional: partilhando vivências do cotidiano escolar. SOUSA, RP et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, pages 151–174.
Guimar˜aes, T. M. and Sena, R. M. (2010). Educação E Tecnologia : Práticas Pedagógicas Desenvolvidas Nos Públicas De Cáceres E Regi˜ao. In Anais do Workshop de Inform ática na Escola, pages 1107–1116.
Lim, C. P., Zhao, Y., Tondeur, J., Chai, C. S., and Tsai, C.-C. (2013). Bridging the gap: Technology trends and use of technology in schools. Journal of Educational Technology & Society, 16(2):59–68.
Molin, S. I. and Raabe, A. (2012). Novas Tecnologias n Educação : Transformações da Prática Pedagógica no Discurso Do Professor. In Workshop de Informática na Educação (WIE), volume XVIII.
O’Bannon, B. W. and Thomas, K. (2014). Teacher perceptions of using mobile phones in the classroom: Age matters! Computers and Education, 74:15–25.
Odorico, E. K., Nunes, D. M., Moreira, A., and Oliveira, H. M. P. D. (2012). Análise do Não Uso do Laboratório de Informática nas Escolas Públicas e Estudo de Caso. In Workshop de Educação em Informática (WIE), volume XVIII.