Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre a Utilização de Learning Management Systems na Educação Básica
Resumo
Este artigo aborda a utilização dos LMS (Learning Management Systems) na educação básica. O objetivo da pesquisa foi identificar, classificar e catalogar, a partir da literatura, as principais ações práticas adotadas, os desafios enfrentados, bem como os benefícios obtidos com o uso de LMS no contexto da educação básica. Para isso, adotou-se como metodologia o Mapeamento Sistemático da Literatura. Ao final, feita a compilação e análise dos resultados, concluiu-se que a utilização dos LMS tem se mostrado uma ferramenta de ensino que está cada vez mais adentrando o contexto escolar, criando cenários de interação entre professor e alunos, bem como propiciando facilidades no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
BARBOSA, Weider Alves; PARREIRA JÚNIOR, Paulo Afonso. Um mapeamento sistemático sobre ferramentas de apoio ao ensino de algoritmo e estruturas de dados. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação-CBIE; XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. Universidade Federal de Goiás, Jataí-GO, 2013.
BRASIL. Governo do Brasil. Etapas do ensino asseguram cidadania para crianças e jovens: saiba quais são as etapas de ensino da educação básica no Brasil. Governo do Brasil, 3 abr. 2012. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2012/04/etapas-do-ensino-asseguram-cidadania-para-criancas-e-jovens>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Rentabilizar a internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS. Sísifo Revista de Ciências da Educação, n.3, maio/ago. 2017.
DUARTE, Joaquim Alberto Marques; GOMES, Maria João. Práticas com a moodle em Portugal. In: VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, p. 871-882, maio. 2011.
ESTEVES, Carlos Miguel Azevedo. O b-learning como modalidade válida de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso com uma turma do 3º ano de escolaridade. 123 fl. Dissertação – (Mestrado em TIC na Educação e Formação). Escola Superior de Educação de Bragança, 2002.
IGREJA NETO, Albertina da. O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança. Dissertação – (Mestrado em Sistemas de Informação). Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança, 2010.
LEAL, Vítor Manuel Moreira. As TIC como actividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico. 83 fls. Monografia – (Pós-Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2009.
LISBÔA, Eliana Santana et al. LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da moodle pelos docentes de duas escolas do norte de Portugal. Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, maio 2009.
LOPES, Antônio Marcelino; GOMES, Maria João. Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva. In: V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, p. 814-824, maio. 2007.
MOODLE. Website da plataforma Moodle. Disponível em: http://moodle.org. Acessado em: Maio/2019.
PIEDADE, João Manuel Nunes. Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário. 135 fls. Dissertação – (Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning). Universidade de Lisboa, 2010.
RAPOSO, Rui Pedro Broco. O trabalho colaborativo em plataforma LMS (moodle) e a aprendizagem matemática. 111 fls. Dissertação – (Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2009.
RIBEIRO, Jaime Emanuel Moreira. As TIC na educação de alunos com necessidades educativas especiais: proposta de um programa de formação para o ensino básico. 442 fls. Tese – (Doutorado em Multimédia em Educação). Universidade de Aveiro, 2012.