Geo Amapá um aplicativo para o estudo da Geografia amapaense
Resumo
O presente artigo constituiu-se a partir do desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, a ser usado no estudo e pesquisa da geografia do Amapá, tendo em suas funcionalidades a tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual, contribuindo assim, na inclusão educacional. Baseou-se em uma pesquisa bibliográfica na qual se buscou através da seleção e leitura seletiva, reflexiva e analítica de livros, artigos científicos, vídeos e etc. A obtenção do material base para o sua construção através do App Inventor 2. Constatou-se que é possível desenvolver aplicações para serem utilizadas nas diversas áreas do conhecimento, incluindo o estudo geográfico amapaense, tendo caráter inclusivo.
Referências
BERSCH, R. Tecnologia Assistiva. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 2017. 64 p.
______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf > Acesso em: 06 mar. 2019.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
IBGE. 2018, Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/panorama> Acesso em: 05 mar. 2019.
MIT App Inventor 2. Disponível em: <http://ai2.appinventor.mit.edu/>. Acesso em: 11 fev. 2019.
MORAN, M. J. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD - uma leitura crítica dos meios. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf>. Brasília: 1999. Acesso em: 05 mar. 2019.
REZENDE, A. L. A. EASY: Novas Perspectivas na Educação a Distância para o Deficiente Visual, 2007. Disponível em: < http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/553/539 >. Acesso em: 17 maio 2019.