Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática

  • Felipe Guimarães UTFPR
  • Giani Ito UTFPR
  • Mayara Cristina Pereira Yamanoe UTFPR

Resumo


A tecnologia, conforme cresce e se expande, transforma a cultura, e assim a sociedade e a maneira como as pessoas vivem, pois são resultados das próprias relações sociais. Ao mesmo tempo que estas mudanças impactam a sociedade, existem grupos sociais excluídos digitalmente, como é a realidade de alguns idosos. Este artigo apresenta a Inclusão Digital de um grupo de idosos, ministrada pelo autor e promovida pela Universidade Aberta à Terceira Idade, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A partir disso, o objetivo deste artigo é analisar e discutir o impacto da Inclusão Digital na vida da pessoa idosa. Os resultados indicaram que a Inclusão Digital pode impactar positivamente os idosos, tanto em níveis educativos quando de saúde.

Referências

Becker, S., Crandall, M., Coward, C., Sears, R., Carlee, R., Hasbargen, K., and Ball, M. A. (2012). Building digital communities: A framework for action. Technical report, Institute of Museum and Library Services.

Dantas, M. R. N. et al. (2014). Os benefÍcios da inclusÃo digital na terceira idade: Relato de experiÊncia.

Furtado, S. R. S. and da Silva, N. C. (2008). Caminhos da história e da memória: a universidade aberta da terceira idade da uerj. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 11(2):275–287.

Google (2019). Formulários google. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/. Acesso em: 08 mar 2019.

Guimarães, F., Leite, M., Reinaldo, F., and Ito, G. (2018). Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 333.

IBGE (2018). Projeção da população por sexo e idades simples. Technical report, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Kreis, R. A., Alves, V. P., Cárdenas, C. J., and de Oliveira Karnikowski, M. G. (2007). O impacto da informática na vida do idoso. Revista Kairós: Gerontologia, 10(2).

Marcon, K. and Carvalho, M. J. S. (2015). Concepções de inclusão digital na formação inicial de educadores. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 21, page 471.

Nunes, R. C. et al. (1999). Metodologia para o ensino de informática para a terceira idade:: aplicação no cefet/sc.

Organization, W. H., of Nutrition Science, T. U. S., Policy, et al. (2002). Keep fit for life: meeting the nutritional needs of older persons. World Health Organization.

Pereira, M., Cardoso, P. F., and Reis, M. V. S. (2018). Uso de tecnologias educacionais por professores do ensino médio: Um estudo de caso. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 105.

Reis, R. L. R. (2018). Benefícios da inclusão digital na vida da pessoa idosa: revisão de literatura.

UERJ (2019). Conhecendo a unati/uerj. Disponível em: http://www.unatiuerj.com.br/Conhecendo\%20a\%20UnATI_completo.pdf. Acesso em: 13 jun2019.


Publicado
11/11/2019
GUIMARÃES, Felipe; ITO, Giani; YAMANOE, Mayara Cristina Pereira. Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 964-973. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.964.